Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho diagnóstico entre os métodos istopatológico e molecular na detecção de Helicobacter pylori

RESUMO

Introdução:

Helicobacter pylori (H. pylori) é uma bactéria Gram negativa considerada o agente etiológico de várias doenças gástricas. A prevalência da infecção bacteriana varia de acordo com idade, localização geográfica, etnia e status socioeconômico. A infecção crônica ocasionada por esse microrganismo pode favorecer o desenvolvimento de patologias severas, como o adenocarcinoma gástrico. Nesse sentido, o diagnóstico precoce é essencial para um melhor prognóstico e o sucesso terapêutico. Vários métodos de diagnóstico realizados com técnicas invasivas e não invasivas, com diferentes sensibilidade e especificidade, têm sido utilizados na detecção de H. pylori.

Objetivo:

Comparar o desempenho das técnicas molecular e histopatológica utilizadas no diagnóstico da infecção por H. pylori.

Métodos:

Setenta e seis amostras de tecido gástrico foram coletadas de pacientes dispépticos e submetidas ao diagnóstico molecular e histopatológico. A detecção molecular foi realizada utilizando o gene ribossomal (rRNA 16S) por meio da técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR). Resultados: O método molecular de diagnóstico com base na PCR detectou a bactéria em 63,1% das amostras, enquanto o teste histopatológico identificou o microrganismo em apenas 38,1% das biópsias gástricas. Os dados demonstram que a técnica de PCR apresentou cerca de 1,6 vezes mais sensibilidade que a técnica histopatológica.

Conclusão:

A técnica de PCR foi o método de diagnóstico mais eficiente para detecção de H. pylori e pode ser implementada na rotina laboratorial como teste complementar para detecção precoce de H. pylori.

Unitermos:
bactérias; biologia molecular; histologia; patologia

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br