Acessibilidade / Reportar erro

Nossa capa: Escola de Medicina e Cirurgia do Estado do Rio de Janeiro

NOSSA CAPA

Escola de Medicina e Cirurgia do Estado do Rio de Janeiro

A história da medicina do Brasil não pode ser contada sem que se dê o justo crédito às escolas médicas que, aqui fundadas, permitiram o desenvolvimento da ciência médica no país e a formação de milhares de especialistas. Nessa série que aqui iniciamos, chegamos à quarta escola fundada no Brasil: a Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) da hoje Universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO).

Tudo começou em 1859 com a criação do Instituto Hahnelmanniano por decreto imperial, uma sociedade civil de caráter científico-cultural em prol da homeopatia. Em 1880 o instituto passou por uma reforma na qual, junto com outras mudanças, surgiu o plano de criação de uma escola de ensino de homeopatia. Em 1911, a Lei Rivadávia Correa reformou o ensino superior, estimulando a criação de faculdades privadas e propiciando o ambiente favorável que permitiu a criação da Faculdade de Medicina Homeopática do Brasil, ainda no mesmo ano. A faculdade formaria farmacêuticos, cirurgiões dentistas, enfermeiros obstetrícios (parteiros) e médicos.

Embora tenha sido criada nos meses anteriores, 10 de abril de 1912 ficou sendo a data simbólica de sua fundação, em homenagem a Samuel Hahnelmann. Em 1914 foi emitido o primeiro diploma da faculdade, conferido a um farmacêutico que já havia cursado algumas disciplinas.

A primeira turma de médicos foi diplomada em 1918 e seus constituintes precisaram esperar até 1921 para serem reconhecidos como tais, uma vez que somente nesse ano houve o reconhecimento oficial dos diplomas emitidos.

Em 1924, a quarta instituição de ensino médico do Brasil passou a se chamar Escola de Medicina e Cirurgia do Instituto Hahnelmanniano. Em 1940 foi aprovado o projeto de construção de um novo complexo-escola e também a desvinculação do Instituto Hahnelmanniano.

Em 1959 a EMC fez um convênio com a fundação Gafrée e Guinle para utilização de parte das instalações do hospital de mesmo nome. Em 25 de agosto de 1961 o Hospital Gafrée e Guinle foi desapropriado, transformando-se no hospital-escola da instituição. Passados mais de 40 anos, a parceria entre a EMC e o Hospital Gafrée contabiliza grandes vitórias, que vão desde a luta contra os preconceitos e oposição à homeopatia até a posição de referência que a instituição tem hoje no tratamento dos pacientes com AIDS.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Jan 2009
  • Data do Fascículo
    Ago 2008
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br