Acessibilidade / Reportar erro

Viabilidade da cultura temporária de linfócitos, em diferentes tempos após coleta do sangue, para análise de cariótipo

Introdução:

Citogenética é a área da genética que estuda os cromossomos, incluindo alterações numéricas, estruturais e sua relação com distúrbios. Nos exames de citogenética clássica, o cariótipo com bandamento GTG é a metodologia mais utilizada, sendo o período de implantação da cultura uma fase crítica, que pode comprometer a fase pré-analítica do exame.

Objetivo:

Avaliar, em diferentes tempos de implantação, a viabilidade das culturas e o número de bandas.

Material e métodos:

Foram colhidos 10 ml de sangue de 10 sujeitos para realização das culturas. Para análise da viabilidade, foram utilizados o índice mitótico (IM) e a análise de resolução por bandamento.

Resultados:

A comparação dos valores do IM demonstrou desigualdade entre os diferentes tempos analisados. Na análise de resolução, o valor médio das bandas foi maior nos tempos zero e 24 horas.

Discussão:

O IM reflete a inibição da progressão do ciclo celular e/ou a perda da capacidade de proliferação. Quando o IM foi comparado dois a dois, verificou-se a diferença entre os tempos zero e 48 horas. O número médio de bandas analisadas nos tempos de zero e 24 horas mostrou que não houve diferença na quantidade e na qualidade das bandas quando as culturas foram implantadas logo após a coleta do sangue ou em até 24 horas. No tempo de 48 horas, houve significativa redução da resolução.

Conclusão:

Os dados obtidos reforçam a importância da qualidade do material biológico, visto que a viabilidade decai quando a implantação da cultura é realizada após 24 horas, assim como a resolução das bandas.

citogenética; cariótipo; bandamento GTG; índice mitótico


Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br