Acessibilidade / Reportar erro

Detecção de células com fenótipo HPN por citometria de fluxo, utilizando análise multiparamétrica

Introdução:

O diagnóstico laboratorial da hemoglobinúria paroxística noturna (HPN), doença caracterizada por deficiência de síntese da molécula de ancoragem glicosilfosfatidilinositol (GPI), baseia-se na detecção de células sanguíneas deficientes em proteínas ancoradas ao GPI, por citometria de fluxo. Clones de células com fenótipo HPN podem ser detectados em pacientes com anemia aplásica (AA) e síndrome mielodisplásica (SMD), com implicações terapêuticas.

Objetivos:

Validar técnica sensível para detecção de células HPN, por citometria de fluxo, e avaliar a frequência dos clones em pacientes com AA e SMD.

Métodos:

Amostras de 20 pacientes com AA, 30 pacientes com SMD e 20 voluntários (controles) foram analisadas, utilizando anticorpos monoclonais anti-CD16, CD24, CD55 e CD59 (neutrófilos); CD14 e CD55 (monócitos); e CD55 e CD59 (hemácias); além do reagente de aerolisina fluorescente (FLAER) (neutrófilos e monócitos) e marcadores de linhagem celular. A comparação do tamanho dos clones HPN detectados em neutrófilos e monócitos, pelas diferentes combinações de reagentes, foi realizada por análise de variância (ANOVA) e correlação de Pearson.

Resultados:

Em cinco (25%) pacientes com AA foram identificadas células HPN, em proporções entre 0,14% e 94,84% dos eventos analisados. O clone não foi detectado nos pacientes com SMD. Contudo, a análise dessas amostras permitiu evidenciar as dificuldades técnicas secundárias à presença de células imaturas e displásicas circulantes. O reagente FLAER propiciou separação precisa das células alteradas.

Conclusão:

A análise multiparamétrica por citometria de fluxo apresenta sensibilidade e acurácia na detecção de clones HPN subclínicos. O reagente FLAER apresenta excelente desempenho na detecção do clone HPN.

hemoglobinúria paroxística noturna; FLAER; citometria de fluxo; anemia aplásica; síndrome mielodisplásica


Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br