Acessibilidade / Reportar erro

Nossa capa

NOSSA CAPA OUR MAGAZINE COVER

Evaldo Melo

Evaldo Melo foi um dos grandes incentivadores da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e um de seus dirigentes mais ativos. Como presidente da instituição, de 1975 a 1977 e de 1993 a 1995, o médico deu grande impulso à SBPC/ML e à medicina laboratorial.

Em seu primeiro mandato como presidente, Evaldo Melo estruturou e criou o Programa de Excelência para Laboratórios Médicos (Pelm), hoje denominado Proficiência em Ensaios Laboratoriais.

Lançado no 11o Congresso Brasileiro de Patologia Clínica, realizado em outubro de 1977, no Guarujá (SP), o programa recebeu imediatamente a adesão de 90 patologistas clínicos e laboratórios.

Em março de 1975, a Revista Brasileira de Patologia Clínica, editada pela SBPC/ML, publicou diversos artigos sobre controle de qualidade e certificação de laboratórios, escritos em colaboração por Evaldo Melo, Marilene Melo e Erlo Roth.

Essa série foi a primeira revisão brasileira sobre o assunto. Os artigos descreviam as práticas do Colégio Americano de Patologia (CAP), dos Estados Unidos, e de outras fontes, adaptando-as às condições dos laboratórios brasileiros.

No ano seguinte, a SBPC/ML publicou seu primeiro manual – Fundamentos sobre Ensaios Radioisotópicos in Vitro –, tendo Evaldo Melo como autor principal. A publicação foi aprovada pela diretoria para servir de auxílio aos médicos patologistas clínicos interessados em obter a licença da Comissão Nacional de Energia Nuclear para manusear os testes de radioimunoensaio.

Evaldo Melo também se destacou como representante da SBPC/ML em instituições internacionais. Em 1976, foi eleito o primeiro presidente da Associação Latino-Americana de Patologia Clínica (Alapac), fundada durante o 2o Congresso Latino-Americano de Patologia Clínica, realizado em setembro daquele ano, em Lima (Peru).

Foi ainda na primeira gestão de Evaldo Melo que a SBPC/ML adquiriu sua primeira sede própria no Rio de Janeiro: uma casa no bairro do Rio Comprido. Em 1995, novamente na presidência, sua atuação foi decisiva para a mudança de endereço da sociedade, para o bairro do Flamengo, onde está até hoje.

Entre outras atuações do médico patologista clínico, destacase a presidência, em 1999, do 33o Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, do 20o Congresso Mundial e do 4o Congresso do Mercosul, em São Paulo.

Na cerimônia de abertura do 36o Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, realizado no ano passado, em São Paulo, Evaldo Melo recebeu uma merecida homenagem pelos serviços prestados à SBPC/ML e à medicina laboratorial.

Evaldo Melo faleceu em São Paulo, em 5 de setembro de 2003, aos 69 anos de idade.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Jul 2004
  • Data do Fascículo
    2003
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br