Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

EDITORIAL

Há aproximadamente 50 anos, a Revista da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica era apresentada. A editoria da época, composta por Erasmo Lima, José Pinheiro, Thiers Pinto e Costa Leite, entre outros, reportava que "vencendo obstáculos os mais difíceis, vem ela a lume concretizar justos anseios". A proposta era que fosse um veículo que mantivesse o "íntimo e proveitoso contato" entre os colegas da especialidade. Na época, faltava "uma publicação especializada capaz de irradiar as atividades da entidade central e, ao mesmo tempo, colher os trabalhos executados nas sessões estaduais"

De lá para cá, muitos colaboradores se dedicaram ao fortalecimento da revista, e, nos últimos dez anos, se destacaram as figuras de Lúcia Simas Parentoni e Jerzy Alfred Sturm.

Em 1995, assumimos a editoria da revista com objetivos claros: a fusão da comunicação científica de três sociedades irmãs (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, Sociedade Brasileira de Patologia e Sociedade Brasileira de Citopatologia), a reformulação do lay-out e a transformação da revista num periódico de maior circulação, reconhecido pela qualidade de seus artigos, despertando a ambição de pesquisadores em utilizar o espaço editorial para divulgar seus resultados.

Assim foi feito. Era a primeira fase da maturação do Jornal Brasileiro de Patologia, que há dois anos sofreu nova reestruturação de sua diagramação e uma total adequação de seu conteúdo às normas de indexação de revistas científicas.

Este passava a ser o novo alvo do nosso trabalho: a indexação do JBP em índices que reconhecessem o gabarito científico da revista, agregando valor aos CVs dos profissionais que se habilitassem a publicar no periódico.

Desde esta época, o índice brasileiro de maior reconhecimento é o SciELO ou Scientific Electronic Library on Line. Este índice conforma um modelo de publicação eletrônica para revistas científicas na internet. Foi especialmente desenhado para atender às necessidades da América Latina e do Caribe. Seu objetivo é promover a visibilidade e a acessibilidade da produção científica, contribuindo para o avanço da pesquisa. É um projeto conjunto entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Bireme e editores científicos. Neste índice, pode-se visualizar a publicação eletrônica das edições integrais de revistas científicas, a organização de dados bibliográficos e de textos completos, a preservação de arquivos eletrônicos e a produção de indicadores estatísticos de impacto na literatura.

Mais de cem periódicos se candidataram a indexação no SciELO nos últimos dois anos, e somente cerca de 15 foram aprovados na sua forma e na qualidade dos artigos publicados. Nós somos um deles. Conseguimos a nossa meta. Agora o novo Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial pode ser acessado no site www.scielo.br e disputa a classificação de um dos melhores periódicos científicos nacionais.

É mais uma vitória das sociedades que compõem o JBPML. Agradecemos todo o empenho da incrível equipe que nos assessora, em especial Adélia Moreira e Lídia Côrtes. De igual forma somos gratos aos presidentes e diretores científicos da SBPC/ML que nos deram apoio integral nesses últimos anos, no sustento do nosso sonho acadêmico. Podemos e devemos comemorar!

Octavio Fernandes & Cláudio Pereira

Editores

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Dez 2003
  • Data do Fascículo
    Jan 2002
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br