Accessibility / Report Error

Determinação sérica de lítio: comparação das metodologias de espectrometria de emissão e de absorção atômica

Introdução:

A monitorização terapêutica por meio da determinação sérica de lítio é importante para proporcionar o ajuste individual da dose, como marcador de adesão e para prevenir intoxicações.

Objetivos:

Validar e comparar duas metodologias, a de emissão e a de absorção atômicas, para determinação de lítio em amostras de soro.

Metodologia:

Foram determinados parâmetros de especificidade, precisão, exatidão, limite de detecção e linearidade a fim de validar as metodologias para determinação de lítio. Foi utilizado espectrômetro de absorção atômica, funcionando no modo de emissão ou de absorção. Para comparação das metodologias foram utilizados os testes estatísticos (teste t de Student, o teste F e a correlação de Pearson) nos resultados quantitativos de 30 amostras de soro sanguíneo de pacientes que faziam uso terapêutico de lítio para o controle do transtorno de humor bipolar (THB).

Resultados:

Foram estabelecidos um limite de quantificação de 0,05 mEq/l de lítio e curvas de calibração de 0,05 a 2 mEq/l de lítio, construídas utilizando padrões aquosos, com redução no tempo de preparo das amostras, principalmente para ser utilizado em laboratório de análises clínicas.

Conclusão:

Os dois métodos foram considerados satisfatórios, precisos e exatos e podem ser adotados para a quantificação do lítio. Na comparação dos dois métodos por testes estatísticos em amostras de pacientes tratados com o fármaco, não foram observadas diferenças significativas entre os resultados encontrados. Desta forma, os métodos para quantificação do lítio por espectrometria de absorção atômica em chama (FAAS) e espectrometria de emissão atômica em chama (FAES) podem ser considerados semelhantes.

lítio; validação; espectrometria de absorção atômica; espectrometria de emissão atômica


Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br