Acessibilidade / Reportar erro

Pesquisa da atividade de resíduos de antimicrobianos em amostras de urina de pacientes hospitalizados

Introdução:

A infecção do trato urinário é bastante frequente em ambiente hospitalar, e a cultura de urina é padrão-ouro para o diagnóstico dessa doença, pois permite a identificação bacteriana e a realização do teste de suscetibilidade aos antimicrobianos. Amostras de urina de pacientes com forte suspeita de infecção que resultam em cultura negativa podem ocorrer devido à atividade de resíduos de antimicrobianos, os quais podem interferir no crescimento bacteriano in vitro e gerar resultados falso negativos.

Objetivo:

Verificar a ocorrência de culturas de urina falso negativas devido à presença de resíduos de antimicrobianos em amostras de pacientes internados no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Material e métodos:

Um total de 188 amostras de urina de pacientes internados foi selecionado aleatoriamente, durante o período de julho a dezembro de 2012. Todas as amostras foram avaliadas quanto ao resultado da cultura de urina, da bacteriúria e da pesquisa da atividade de resíduos de antimicrobianos por meio das técnicas manual e automatizada.

Resultados:

Quarenta e quatro (23,4%) apresentaram cultura de urina positiva, 121 (64,4%), cultura negativa e 23 (12,2%), crescimento de várias espécies. Em 14 amostras foi observada cultura negativa associada à presença de bactérias e pesquisa da atividade de resíduos de antimicrobianos (PRA) positiva.

Conclusão:

A técnica automatizada apresentou melhor desempenho quando comparada com a técnica manual, apresentando sensibilidade de 92,8% e 71,4%, respectivamente. A presença de resíduos de antimicrobianos pode comprometer a recuperação de bactérias na urina, gerando resultado falso negativo.

pesquisa da atividade de resíduos de antimicrobianos; infecção do trato urinário; cultura de urina


Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br