Acessibilidade / Reportar erro

Aplicação da metodologia de PCR-SSP na identificação de HLA-B*27 como auxílio ao diagnóstico de espondilite anquilosante

RESUMO

INTRODUÇÃO:

Os antígenos leucocitários humanos (HLA) são moléculas que apresentam antígenos ao sistema imune; a presença ou a ausência deles é descrita como fator influente em algumas doenças. O HLA-B*27 é um polimorfismo do HLA que tem sido associado à maior predisposição à espondilite anquilosante (EA) e a outras espondiloartropatias. A detecção do HLA-B*27 é utilizada como ferramenta diagnóstica e prognóstica nesses casos, assim como no diagnóstico diferencial de outras doenças.

OBJETIVO:

Padronizar a metodologia de reação em cadeia da polimerase-iniciador específico (PCR-SSP) para utilização no Laboratório de Imunogenética da Universidade Estadual de Maringá (UEM), considerando sua especificidade e seu custo-benefício.

MATERIAL E MÉTODOS:

Foram utilizados 30 indivíduos comprovadamente sem EA positivos para o alelo HLA-B*27 e 10 indivíduos negativos, testados previamente por PCR-oligonucleotídeo específico (PCR-SSO) e, neste estudo, por PCR-SSP.

RESULTADOS:

Cem por cento dos pacientes testados tiveram seus resultados confirmados, mesmo com diferentes subtipos.

CONCLUSÃO:

Tendo em vista a alta reprodutibilidade e o amplo espectro de subtipos que abrange, concluiu-se que a técnica de identificação de PCR-SSP para o HLA-B*27 pode ser utilizada como auxílio diagnóstico de rotina para espondiloartropatias.

Unitermos:
antígeno HLA-B*27; espondilite anquilosante; biologia molecular

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br