Acessibilidade / Reportar erro

Resistência de bacilos Gram-negativos não fermentadores isolados de hemoculturas de um hospital de emergência

RESUMO

Introdução:

Os bacilos Gram-negativos não fermentadores (BGNNF) são um grupo heterogêneo de microrganismos que não possuem a capacidade de fermentar carboidratos como forma de obtenção de energia. Possuem mais de 120 espécies classificadas como patogênicas, destacando-se entre elas Pseudomonas aeruginosa, Acinetobacter baumannii, Stenotrophomonas maltophilia e Burkholderia cepacia. As infecções causadas por esses microrganismos são, em sua maioria, adquiridas nos ambientes hospitalares, já que se tratam de patógenos oportunistas, estando entre as bactérias de maior relevância clínica e epidemiológica.

Objetivo:

Este trabalho avaliou o perfil de resistência dos BGNNF isolados de hemoculturas em um hospital de emergência na cidade de Caruaru, no Agreste Pernambuco (PE), Brasil.

Métodos:

As cepas presentes nas hemoculturas foram isoladas nos meios de cultura ágar MacConkey e ágar Triple Sugar Iron (TSI). As amostras também foram submetidas ao teste de oxidase e ao teste de resistência a polimixina, além da coloração de Gram, para melhor identificação dos gêneros bacterianos de BGNNF. Foi realizado o antibiograma para verificação do perfil de resistência.

Resultados:

Verificou-se que das 87 (100%) cepas isoladas e analisadas, 11 (13%) foram classificadas como BGNNF. O gênero Acinetobacter sp. foi o mais frequente (55%). As cepas de Acinetobacter sp. apresentaram-se resistentes a gentamicina, meropenem, imipenem, amicacina, ciprofloxacina, ceftazidima e ceftriaxona.

Conclusão:

O rastreamento de isolados de BGNNF resistentes, bem como uma maior atenção às práticas de controle de infecção hospitalar e sistemas de vigilância epidemiológica, além do cuidado contínuo em relação ao uso direcionado de antibióticos podem contribuir no combate a infecções por esses microrganismos.

Unitermos:
infecção hospitalar; bactérias Gram-negativas; antibacterianos

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br