Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de alterações microscópicas discordantes com análise automatizada do hemograma

Introdução:

A causa mais comum de erro no diagnóstico relaciona-se com erros de exames laboratoriais, bem como erros de sua interpretação. E com o intuito de reduzi-los, atualmente o laboratório dispõe de equipamentos modernos com resultados precisos e confiáveis. O desenvolvimento da automação revolucionou os procedimentos laboratoriais no Brasil e no mundo.

Objetivos:

Verificar a prevalência de alterações microscópicas presentes em lâminas hematológicas concordantes e discordantes com resultados obtidos por meio de procedimentos totalmente automatizados.

Materiais e métodos:

No período de janeiro a julho de 2013, foram analisados os parâmetros hematológicos de 1.000 lâminas. A análise automatizada foi realizada em equipamento de última geração, cuja metodologia baseia-se em impedância elétrica e é capaz de quantificar todos os elementos figurados do sangue em um universo de 22 parâmetros. A hematoscopia foi realizada por dois microscopistas ao mesmo tempo.

Resultados:

Os dados demonstraram que apenas 42,70% foram concordantes, confrontando com 57,30% discordantes. Os principais achados entre os discordantes foram alterações na série vermelha 43,70% (n = 250), série branca 38,46% (n = 220) e plaquetária 17,80% (n = 102).

Discussão:

Os dados comprovam que alguns resultados não são compatíveis com a clínica, nem condizem com o estado fisiológico de um indivíduo e podem não ser explicitados por não terem sido investigados, o que pode comprometer o diagnóstico final.

Conclusão:

Observou-se a importância de a análise hematoscópica qualitativa ser realizada em paralelo à análise automatizada para que se obtenha resultados confiáveis, que cause impacto positivo na prevenção, no diagnóstico, no prognóstico e no seguimento terapêutico.

microscopia; automação; hemograma


Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br