RESUMO
Introdução:
Atualmente, é notório que os sistemas de garantia da qualidade em organizações de assistência à saúde estão em constante evolução. As melhorias na qualidade podem reduzir os custos, evitando a repetição de exames, que gera desperdício de tempo e dinheiro para a empresa, bem como insatisfação do cliente e médico.
Objetivo:
Quantificar o custo que os erros na fase pré-analítica geram para o laboratório, utilizando os indicadores de recoleta, o custo com material direto e o custo de operação.
Materiais e métodos:
O banco de dados de um laboratório de grande porte da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, foi analisado entre janeiro de 2013 e julho de 2014.
Resultados:
Obtivemos um total de R$ 23.330,71 gastos com as recoletas. Discussão: O custo gerencial compromete-se com a eficiência para redução dos gastos, por meio de estudos e análises voltados para mudanças de processos de administração e conduta.
Conclusão:
O gerenciamento de custo é necessário em qualquer empresa, pois, caso não seja realizado, além de poder levar a instituição à falência, traz custos negativos, assim como impactos na satisfação de clientes e médicos.
Unitermos:
custos e análise de custos; laboratórios; métodos