RESUMO
Introdução:
Atualmente, em muitas escolas médicas, percebe-se que o aprendizado de patologia geral é deficiente, principalmente em decorrência do desinteresse pelos conhecimentos não diretamente relacionados com a prática profissional e da falta de recursos pedagógicos que motivem a aprendizagem. O blended learning (BL) é uma metodologia ativa de ensino híbrido que utiliza diferentes recursos tecnológicos, promovendo maior dinamismo e integração dos estudantes.
Objetivo:
O objetivo desta pesquisa foi avaliar, sob a ótica dos estudantes do curso de medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a motivação e a capacidade de contextualização proporcionada pela associação do BL ao ensino de patologia geral.
Material e método:
As sessões de BL foram realizadas durante as sustentações aplicadas de patologia no período de 6 a 31 de outubro de 2014, no Módulo de Neoplasias, com os alunos do segundo ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP.
Resultados:
A maioria dos discentes mostrou aceitação ao método, maior motivação e capacidade de contextualizar os processos patológicos.
Conclusão:
O uso de BL pode proporcionar aos alunos maior contextualização da patologia na prática médica, contribuindo para um aprendizado mais significativo.
Unitermos:
patologia; educação de graduação em medicina; ensino