Acessibilidade / Reportar erro

Controle de qualidade das lâminas pelo método Kato-Katz para o diagnóstico parasitológico da esquistossomose mansônica

RESUMO

Introdução:

O Kato-Katz é o método laboratorial adotado pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como padrão-ouro para o diagnóstico da infecção humana pelo Schistosoma mansoni, sendo uma ferramenta de relevância clínica e epidemiológica, visto que permite classificar a carga parasitária do indivíduo infectado pelo cálculo de ovos por grama de fezes (OPG). Essa classificação pode também ser utilizada para estimar a intensidade da infecção nas comunidades, mensurar o impacto de medidas de controle da doença bem como estabelecer parâmetros de qualidade para a leitura das lâminas.

Objetivo:

Descrever os procedimentos laboratoriais corretos para o diagnóstico parasitológico da infecção pelo S. mansoni pelo método Kato-Katz a partir do protocolo de controle de qualidade estabelecido pelo Laboratório e pelo Serviço de Referência em Esquistossomose/Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM)/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)/MS.

Método:

São descritas: 1) as etapas técnicas para o preparo das amostras de fezes e a leitura das lâminas; 2) as limitações da técnica; 3) o procedimento operacional padrão (POP) a ser adotado pelos laboratórios; 4) a metodologia para o controle de qualidade interno e externo da leitura das lâminas; e 5) os limites de tolerância aceitos para tal controle.

Conclusão:

Este trabalho instrumentaliza os laboratórios que realizam o diagnóstico da esquistossomose pelo método Kato-Katz com parâmetros para implantar um serviço diagnóstico passível de ser avaliado interna e externamente. O estabelecimento de um protocolo de qualidade viabiliza a comparação de dados e a identificação de falhas no procedimento operacional, que poderão ser corrigidas por meio de capacitação de pessoal e tomada de medidas para os problemas identificados.

Unitermos:
esquistossomose; controle de qualidade; diagnóstico; Schistosoma mansoni; parasitologia; testes diagnósticos de rotina

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br