Acessibilidade / Reportar erro

Papel do binômio anorexia e perda de peso em pacientes com câncer de pulmão em estádio IV

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a prevalência de anorexia e perda de peso ao diagnóstico (pré-tratamento), os fatores associados à perda de peso pré-tratamento e o papel prognóstico da anorexia e da perda de peso na sobrevida global de pacientes com câncer de pulmão em estádio IV.

Métodos:

Estudo de coorte retrospectivo observacional. Os pacientes foram estratificados, dependendo da presença/ausência de anorexia e da presença/ausência de perda de peso pré-tratamento, o que gerou uma medida composta de anorexia e perda de peso de quatro níveis, que foi a variável independente.

Resultados:

Entre os 552 pacientes incluídos no estudo, as prevalências de anorexia e de perda de peso pré-tratamento foram de 39,1% e 70,1%, respectivamente. Após ajustar para idade, sexo masculino e índice de Karnofsky, a presença de anorexia e o tamanho do tumor foram significativamente associados à perda de peso pré-tratamento. Na análise multivariada de Cox, após ajustar para a idade, as variáveis sexo masculino, presença concomitante de anorexia e perda de peso e índice de Karnofsky reduzido foram preditores independentes de pior probabilidade de sobrevida.

Conclusões:

O presente estudo demonstrou que a presença de anorexia e de perda de peso pré-tratamento são problemas relevantes no seguimento de pacientes com câncer de pulmão avançado (estádio IV). Intervenções específicas são de crucial importância no plano de assistência individualizada, mesmo dentro da proposta de cuidados paliativos.

Descritores:
Neoplasias pulmonares; Anorexia; Perda de peso; Sobrevida

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia SCS Quadra 1, Bl. K salas 203/204, 70398-900 - Brasília - DF - Brasil, Fone/Fax: 0800 61 6218 ramal 211, (55 61)3245-1030/6218 ramal 211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: jbp@sbpt.org.br