Accessibility / Report Error

Diferenças transculturais em crenças sobre emoções: uma comparação entre participantes brasileiros e britânicos

RESUMO

Objetivo:

Crenças perfeccionistas sobre emoções afetam a experiência e expressão de emoções, estando relacionadas a níveis aumentados de depressão e ansiedade. Dada a influência da cultura na representação e expressão de emoções, é possível que as crenças variem entre os países, mas poucos estudos empíricos foram realizados sobre o tema. Este estudo tem o objetivo de comparar amostras brasileiras e britânicas em relação às suas crenças sobre a experiência emocional e expressão.

Métodos:

O presente estudo comparou um total de 960 participantes brasileiros e britânicos, com as amostras tendo um perfil semelhante em termos de idade, gênero e etnia. Os participantes responderam on-line à Escala de Ansiedade Generalizada (GAD-7), ao Questionário de Saúde do Paciente (PHQ-9) e à Escala de Crenças sobre Emoções (BES).

Resultados:

Foram encontradas diferenças significativas entre as amostras em relação às crenças sobre emoções. Como hipotetizado, os brasileiros obtiveram pontuações mais baixas em crenças prejudiciais sobre emoções, exceto nas crenças sobre experienciar sentimentos negativos e controle emocional. As diferenças nos escores totais da BES permaneceram mesmo após a inclusão de depressão e ansiedade como covariáveis.

Conclusões:

Os resultados sugerem maior endosso de crenças perfeccionistas em um contexto europeu, em comparação com um contexto latino-americano, mas destacam que esse padrão depende das crenças específicas estudadas. Essas diferenças devem ser consideradas ao trabalhar com pessoas de diferentes origens culturais e no desenvolvimento de adaptações culturais para intervenções clínicas e modelos de psicopatologia.

PALAVRAS-CHAVE
Crenças; emoção; perfeccionismo; regulação emocional; comparações transculturais

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br