RESUMO
Objetivo
O objetivo foi avaliar a prevalência e os fatores associados aos transtornos de ansiedade em estudantes universitários de ciências da saúde da Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil.
Métodos
Estudo transversal, entre março e junho de 2019. Os dados foram coletados por meio de questionário autoaplicável, incluindo questões sociodemográficas, acadêmicas, familiares e comportamentais. O Inventário de Ansiedade de Beck foi usado para avaliar a ansiedade. As estimativas foram obtidas por meio da razão de prevalência e análise multivariada de Poisson.
Resultados
Participaram 493 alunos com idade média de 23,1 anos e predominância do sexo feminino (79,9%). Todos os alunos apresentaram algum grau de ansiedade, sendo a frequência da forma grave, moderada e leve de 28,0%, 29,8% e 27,0%, respectivamente. Os fatores associados à ansiedade foram: ter sofrido violência psicológica e/ou física na infância, ter pensamentos suicidas, ter pai falecido, morar com os pais, ter insatisfação com o curso e estar em período de provas.
Conclusões
A prevalência de ansiedade foi elevada em nosso estudo e os problemas familiares anteriores ao ingresso na universidade parecem influenciar significativamente no grau de ansiedade, podendo comprometer o desempenho acadêmico e social do discente.
Ansiedade; estudantes; prevalência; transtornos mentais; Brasil