Investigação da cognição na esquizofrenia: propriedades psicométricas de instrumentos para avaliação de atualização da memória de trabalho

Arthur A. Berberian Ary Gadelha Natália M. Dias Tatiana P. Mecca Rodrigo A. Bressan Acioly T. Lacerda Sobre os autores

Objetivo

O estudo descreve o desenvolvimento de duas medidas de atualização da memória de trabalho (MT): Teste de Atualização de Letras (TAL) e Teste de Atualização de Palavras (TAP).

Métodos

Na etapa 1 foram criados itens e os instrumentos foram analisados por experts e leigos. Na etapa 2, os testes foram aplicados em 15 pacientes com esquizofrenia e 15 controles pareados. Todos foram capazes de compreender e responder aos instrumentos. Na etapa 3, participaram 141 pacientes com esquizofrenia e 119 controles saudáveis com idades entre 18 e 60 anos, avaliados em MT, velocidade de processamento (VP) e funcionalidade.

Resultados

Os resultados revelaram bons índices de consistência interna para ambas as medidas desenvolvidas, tanto para a amostra total como para cada grupo separadamente, bem como evidências de validade convergente com medidas de MT, validade discriminante com medidas de VP e sensibilidade para discriminar o desempenho entre os grupos. Análise de componentes principais revelou que os testes de atualização apresentaram altas cargas e um fator separado das medidas de VP. Relações positivas, significativas, porém baixas, foram encontradas com medidas de funcionalidade.

Conclusão

Esses resultados fornecem bons parâmetros psicométricos para as medidas desenvolvidas, aplicáveis em contextos de pesquisa cognitiva da esquizofrenia.

Cognição; memória de trabalho; atualização; esquizofrenia; neuropsicologia


Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br