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Violência doméstica em professores da rede pública estadual durante a pandemia da COVID-19

Domestic violence in state public school teachers during the COVID-19 pandemics

RESUMO

Objetivo:

Analisar os fatores associados ao aumento da violência doméstica entre professores no período inicial na pandemia.

Métodos:

Estudo transversal e analítico, do tipo websurvey , realizado com professores da educação básica pública de Minas Gerais, Brasil. A coleta de dados ocorreu de agosto a setembro de 2020, via formulário digital. A variável dependente foi o autorrelato da violência doméstica. Utilizou-se a Regressão de Poisson.

Resultados:

Participaram do estudo 539 professores em situação de violência doméstica na pandemia, dos quais 6,3% (n = 34) diminuíram um pouco e muito, 58,3% (n = 314) permaneceram o mesmo e 35,4% (n = 191) aumentaram um pouco e muito. Na análise ajustada, observou-se maior prevalência do aumento da violência doméstica entre os professores que referiram dificuldade com o trabalho docente (RP = 1,38; IC95% 1,01;1,89); com adesão total ao distanciamento social (RP = 1,33; IC95% 1,01;1,76); piora no estado de saúde (RP = 1,70; IC95% 1,23;2,36) e que se sentiram tristes ou deprimidos muitas vezes ou sempre (RP = 1,57; IC95% 1,15;2,16).

Conclusão:

O aumento da violência doméstica da pandemia em professores foi associado a características laborais e condições de saúde mental.

PALAVRAS-CHAVE
Professores escolares; saúde mental; violência doméstica; isolamento social

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