Acessibilidade / Reportar erro

Síndrome de burnout em profissionais de enfermagem de unidade de pronto atendimento e de terapia intensiva

RESUMO

Objetivo:

Identificar a existência da síndrome de burnout entre os profissionais de enfermagem de pronto atendimento e unidade de terapia intensiva adulto do Hospital Universitário de Maringá.

Métodos:

Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem quantitativa. O estudo foi desenvolvido por meio da aplicação de um questionário contendo 22 questões do instrumento Maslach Burnout Inventory, o qual identifica as dimensões sintomatológicas da síndrome de burnout. A análise dos dados do instrumento Maslach Burnout Inventory foi realizada por meio do somatório de cada dimensão (exaustão emocional, despersonalização e realização profissional) de cada questionário, separadamente, de acordo com as respostas que o profissional de enfermagem respondeu em cada questão. Os valores obtidos foram comparados com os valores de referência do Núcleo de Estudos Avançados sobre a Síndrome de Burnout.

Resultados:

Constatou-se que 31,36% dos profissionais de enfermagem do pronto atendimento do Hospital Universitário de Maringá apresentaram alta exaustão emocional, 30,92%, baixa realização profissional e 39,25%, alta despersonalização. Com relação aos profissionais de enfermagem da unidade de terapia intensiva adulto, 36,36% apresentaram alta exaustão emocional, 36,36%, baixa realização profissional e 22,73%, apresentaram alta despersonalização.

Conclusão:

Os resultados sugerem que o setor de unidade de terapia intensiva adulto do período matutino é o maior estressor e com maior probabilidade de os profissionais desenvolverem a síndrome de burnout.

PALAVRAS-CHAVE
Enfermagem; síndrome de burnout; saúde mental; unidade de terapia intensiva adulto; pronto atendimento

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br