Zablotsky et al.66. Zablotsky B, Anderson CLP. The association between child autism symptomatology, maternal quality of life, and risk for depression. J Autism Dev Disord. 2013;26(4):1-37.
|
Estados Unidos 2012 |
n = 1.110 |
CR |
Crianças com TEA, a partir de 4 anos, chegando a adultos de 18 anos |
Autismo e transtornos psiquiátricos estão associados à depressão materna e baixa qualidade de vida. |
Misquiatti et al.88. Misquiatti ARN, Brito MC, Ferreira FTS, Assumpção Júnior FB. Sobrecarga familiar e crianças com transtornos do espectro do autismo: perspectiva dos cuidadores. Rev CEFAC. 2015;17(1):192-200.
|
Brasil 2015 |
n = 20 |
CT |
Crianças com TEA, de 3 a 10 anos |
Crianças com transtornos do espectro do autismo podem sobrecarregar seus familiares. |
Yeargin-Allsopp et al.1010. Yeargin-Allsopp M, Rice C, Karapurkar T, Doemberg N, Boyle C, Murphy C. Prevalence of autism in a US metropolitan area. JAMA. 2003;289(1):49-55.
|
Estados Unidos 2003 |
n = 987 |
CR |
Crianças com TEA, de 3 a 10 anos |
A prevalência de autismo na proporção homem-mulher foi de 4:1. |
Hilton et al.1111. Hilton CL, Zhang Y, Whilte MR, Klohr CL, Constantino J. Motor impairment in sibling pairs concordant and discordant for autism spectrum disorders. 2012;16(4):430-41.
|
Estados Unidos 2012 |
n = 144 |
CR |
Crianças com TEA, a partir de 4 anos, chegando a adultos de 21 anos |
As habilidades motoras prejudicadas estão associadas, entre as crianças afetadas por TEA, à gravidade do autismo e ao QI. |
Maia et al.1818. Maia FA, Almeida MTC, Alves MR, Bandeira LVS, Silva VB, Nunes NF, et al. Autism spectrum disorder and parents’ age: A case-control study in Brazil. Cad Saúde Pública. 2018;34(8):e00109917.
|
Brasil 2018 |
n = 253 |
CC |
Crianças com TEA, a partir de 2 anos, chegando à adolescência |
A idade dos pais no parto indicou uma forte associação com TEA. É necessário enfatizar a prevenção para o parto tardio e acompanhamento das crianças nascidas desses casais. |
Miccas et al.2020. Miccas C, Vital AAF, D’Antino MEF. Avaliação de funcionalidade em atividades e participação de alunos com transtornos do espectro do autismo. Rev Psicopedag. 2014;31(94):3-10.
|
Brasil 2014 |
n = 12 |
CP |
Crianças com TEA, a partir de 8 anos chegando a adultos de 22 anos |
Existem diferenças significativas entre idade, ano/série e pontuação segundo a avaliação de funcionalidade. São fundamentais a discussão e o planejamento no ambiente escolar. |
Ingersoll2323. Ingersoll B. The effect of context on imitation skills in children with autism. Res Autism Spectr Disord. 2008;2(2):332-40.
|
Estados Unidos 2008 |
n = 14 |
CP |
Crianças com TEA de 2 a 5 anos |
Crianças com autismo imitaram menos do que crianças com desenvolvimento típico em geral. |
Koch et al.2727. Koch SC, Mehl L, Sobanski E, Sieber MFT, Fuchs T. Fixing the mirrors: a feasibility study of the effects of dance movement therapy on young adults with autism spectrum disorder. Autism. 2015;19(3):338-50.
|
Alemanha 2015 |
n = 31 |
CP |
Crianças com TEA até 6 anos |
A terapia do movimento de dança pode ser uma abordagem eficaz e viável para o transtorno do TEA. |
Memari et al.2929. Memari AH, Ghaheri B, Ziaee V, Kordi R, Hafizi S, Moshayedi P. Physical activity in children and adolescents with autism assessed by triaxial accelerometry. Pediatr Obes. 2013;8(2):150-8.
|
Irã 2012 |
n = 80 |
CP |
Crianças e adolescentes com TEA |
Estrutura familiar, atividades sedentárias, comorbidades e obesidade foram identificadas como outros determinantes de padrões de atividade física em crianças com TEA. |
Yu et al.3333. Yu TY, Chou W, Chow JC, Lin CH, Tung LC, Chen KL. IQ discrepancy differentiates levels of fine motor skills and their relationship in children with autism spectrum disorders. Neuropsychiatr Dis Treat. 2018;14(1):597-605.
|
China 2018 |
n = 127 |
CR |
30 a 71 meses |
A terapêutica com crianças em idade pré-escolar com TEA que estão desenvolvendo habilidades motoras finas ou realizando tarefas motoras finas relacionadas à coordenação visomotora deve reforçar a atenção ao QI das crianças. |
Kaur et al.3434. Kaur M, Srinivasan SM, Bhat AN. Comparing motor performance, praxis, coordination, and interpersonal synchrony between children with and without Autism Spectrum Disorder (ASD). Res Dev Disabil. 2018;72(1):79-95.
|
Estados Unidos 2018 |
n = 24 |
CP |
Crianças com TEA de 5 a 12 anos |
Tanto o desempenho motor fino quanto o grosso se correlacionaram significativamente com o QI, mas não com a gravidade do autismo; no entanto, os erros de práxis (principalmente, total, estouro e ritmicidade) estão fortemente correlacionados com a gravidade do autismo, e não com o QI. Médicos e terapeutas devem incluir avaliações motoras e intervenções no padrão de atendimento de crianças com TEA. |
Rocha et al.3636. Rocha CC, Souza SMV, Costa AF, Portes JRM. O perfil da população infantil com suspeita de diagnóstico de transtorno do espectro autista atendida por um Centro Especializado em Reabilitação de uma cidade do Sul do Brasil. Physis. 2019;29(4):1-20.
|
Brasil 2020 |
n = 685 |
CR |
Crianças com TEA de 0 a 12 anos |
Existe a necessidade de instrumentos qualificados para avaliação do diagnóstico e capacitação continuada para os diferentes profissionais que atuam com crianças com TEA. |
Garcia et al.3838. Garcia AHC, Viveiros MM, Schwartzman JS, Brunoni D. Transtornos do Espectro do Autismo: Avaliação e Comorbidades em Alunos de Barueri, São Paulo. Psicol Teor Prat. 2016;18(1):166-77.
|
Brasil 2016 |
n = 151 |
CT |
Busca de diagnóstico de TEA |
Protocolos clínicos básicos e disponíveis em nosso meio são eficazes tanto para validar o diagnóstico como para conhecer melhor o perfil cognitivo-comportamental dos alunos com autismo. |
McPhillips et al.3939. McPhillips M, Finlay J, Bejerot S, Hanley M. Motor deficits in children with autism spectrum disorder: a cross-syndrome study. Autism Res. 2014;7(6):664-76.
|
Irlanda do Norte |
n = 147 |
CP |
Crianças com TEA, entre 3 a 10 meses |
Crianças com TEA e DEL correm o risco de déficits motores clinicamente significativos. No entanto, futuros estudos comportamentais e neurológicos de habilidades motoras em crianças com TEA devem incluir um grupo de comparação com DEL, a fim de identificar possíveis déficits específicos do autismo. |