Acessibilidade / Reportar erro

Cognição social em indivíduos saudáveis, com esquizofrenia e com transtorno do espectro do autismo

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi comparar os perfis de cognição social de adultos do sexo masculino com TEA (n = 15), SCHZ (n = 16) e controles (n = 20).

Métodos:

Foram aplicadas uma avaliação transversal dos domínios de cognição social com percepção emocional com rastreamento ocular, duas medidas de QI (QI verbal e QI de desempenho) (Escala de Inteligência Adulta de Wechsler) e a Entrevista Clínica Estruturada DSM-IV.

Resultados:

Não houve diferenças significativas em termos de desempenho médio em testes de cognição social ou tarefas de rastreamento ocular entre os grupos ASD e SCHZ. No entanto, ambos tiveram desempenhos mais baixos na maioria dos casos, quando comparados ao grupo controle. Nas tarefas de cognição social, os indivíduos do grupo controle tiveram melhor desempenho do que ambos os grupos clínicos.

Conclusão:

Embora tenham sido identificadas diferenças entre indivíduos com TEA e SCHZ, não foi possível determinar padrões ou diferenciar os grupos clínicos.

PALAVRAS-CHAVE
Transtorno do espectro autista; esquizofrenia; cognição social; tecnologia de rastreamento ocular

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br