Prevalência de sintomas depressivos e ansiosos em alunos de medicina na cidade de Santos

Rosana Denobile Serra Sandra Lopes Mattos e Dinato Marcos Montani Caseiro Sobre os autores

RESUMO

Objetivo

Verificar a prevalência de sintomas depressivos e ansiosos em acadêmicos de Medicina, considerando-se dados da literatura que apontam maior vulnerabilidade para distúrbios emocionais nessa população.

Métodos

Estudo transversal descritivo com amostra de 657 (98%) alunos, realizado na cidade de Santos, região do litoral paulista. Instrumentos utilizados questionário de características socioeconômico-demográficas, Inventário para Depressão de Beck e Inventário de Ansiedade de Beck.

Resultados

Predominância do gênero feminino (61%), faixa etária entre 17 e 30 anos (98%), religião católica (64,2%), procedente da cidade de São Paulo (40,7%) e de outras cidades do interior do estado (35,7%); 30% apresentaram sintomas depressivos e 21%, sintomas ansiosos. O gênero feminino obteve escores mais elevados tanto para depressão (34,8%) quanto para ansiedade (26,8%). Em relação ao ano cursado, índices mais elevados para depressão foram constatados no 5º ano (40,7%) e para ansiedade no 2º ano (28,8%).

Conclusão

Os dados obtidos neste estudo (30%) foram concordantes quanto à prevalência de sintomas depressivos encontrados na literatura referentes a estudantes de Medicina e mais elevados em relação à população em geral (15,1% a 16,8%) e na cidade de São Paulo (18,5%). Quanto à ansiedade, foram verificados índices ligeiramente inferiores aos da literatura específica e superiores aos da literatura na população em geral (8% a 18%) e na cidade de São Paulo (16,8%). Tais índices indicam que a escola médica pode atuar como fator predisponente ou desencadeante em alguns alunos. Resultados sugerem maior atenção para com os alunos do 5º ano, período referente ao início do internato.

Acadêmicos de Medicina; depressão; ansiedade

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br