Acessibilidade / Reportar erro

Floor Maze Test como preditor de declínio cognitivo em idosos residentes de instituições de longa permanência

RESUMO

Objetivo

Pesquisas em instituições de longa permanência para idosos (ILPI) mostram uma associação entre o aumento de risco de declínio cognitivo e o comprometimento das habilidades de navegação espacial dos idosos. A navegação espacial pode ser definida como uma habilidade complexa, que depende de funções cognitivas e motoras, emergindo como um importante marcador de estadiamento da demência. O presente estudo teve por objetivo comparar a navegação espacial de idosos saudáveis; institucionalizados e com demência

Métodos

Foi realizado um estudo de corte transversal com 78 idosos (saudáveis = 37, demência = 22, institucionalizados = 19) avaliados por meio do Miniexame do estado mental (MEEM), Floor Maze Test (FMT) e 8-foot-up-and-go (8UG). Uma ANOVA One-way foi realizada para comparar os grupos.

Resultados

Como esperado, o grupo saudável foi mais ágil, tanto no FMT imediato ( X 2 = 31,23; p < 0,01) quanto no tardio ( X 2 = 41,21; p < 0,01). Quando comparados os grupos demência e institucionalizados, não houve diferença significativa no MEEM e FMT tardio. Porém, os idosos institucionalizados mostraram piores resultados que o grupo demência no FMT imediato (p < 0,01) e no teste 8UG (p < 0,01).

Conclusão

Os resultados indicam um pior desempenho na navegação espacial, função executiva e habilidades motoras dos idosos em ILPI e com demência. A possibilidade de idosos institucionalizados serem subdiagnosticados deve ser considerada.

Floor Maze Test; institucionalização; idosos; declínio cognitivo; demência

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br