RESUMO
Objetivo
Examinar a associação da insatisfação com a imagem corporal (IIC) com a trajetória do índice de massa corporal (IMC) entre estudantes de uma região metropolitana do Rio de Janeiro.
Métodos
Oitocentos e nove alunos do ensino fundamental foram acompanhados entre 2010 e 2013, e 1.131 alunos do ensino médio foram acompanhados de 2010 a 2012. A IIC foi avaliada por meio da escala de silhuetas corporais. O tipo de escola (pública e privada) foi utilizado como proxy do status socioeconômico.
Resultados
Na coorte do ensino fundamental, as meninas de escolas particulares que desejavam ter silhuetas menores e maiores ganharam menos IMC do que aquelas que estavam satisfeitas com a imagem corporal ( p < 0,05). No ensino médio, as meninas de escolas particulares que desejavam ter silhuetas menores e maiores experimentaram maior aumento do IMC do que as meninas que estavam satisfeitas ( p < 0,05). Além disso, na coorte do ensino médio, meninos de escolas públicas que desejavam ter silhuetas menores e maiores experimentaram menor aumento no IMC do que meninos que estavam satisfeitos ( p < 0,05).
Conclusão
A IIC pode estar relacionada à trajetória do IMC em meninas de escolas particulares e meninos de escolas públicas.
Insatisfação com a imagem corporal; índice de massa corporal; adolescentes; ensino fundamental; ensino médio