Uma possível contribuição para incrementar o potencial terapêutico da classificação Tipo A/Tipo B de Dependentes de Alcoólicos

Mário Sérgio Ribeiro Luiz Cláudio Ribeiro Rafael Augusto Ferreira Sobre os autores

RESUMO

Objetivo

O objetivo deste estudo foi replicar a tipologia do Babor e explorar características clínicas relacionadas a traços de personalidade que podem estar subjacentes a essa classificação, a fim de melhorar suas possibilidades terapêuticas.

Métodos

Estudo observacional prospectivo em um grupo de 273 alcoolistas masculinos. Depois de uma replicação das variáveis de Babor, foram realizados Análise de Cluster, testes de Qui-quadrado — aplicados em variáveis clínicas relacionadas com uma tipologia desenvolvida pelo Lappda — e testes Kappa.

Resultados

O estudo identificou dois clusters distintos que mantiveram características semelhantes àquelas descritas na classificação Tipo A/Tipo B. Além de apresentar uma pior situação socioeconômica, os pacientes do Cluster 1 foram associados a maior vulnerabilidade e a características clínicas de maior gravidade; e também diferiram do Cluster 2 em sua resposta ao tratamento. Esses clusters replicados mantiveram conexões e também diferenças em relação às variáveis derivadas da tipologia do Lappda.

Conclusão

Considerando que cada um dos dois clusters replicados parece estar associado a diferentes traços de personalidade - de acordo com suas correlações a dimensões afetivas, cognitivas e comportamentais identificadas pela tipologia Lappda - é aceitável que este estudo possa contribuir para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas mais abrangentes e eficientes, especificamente dirigidas a traços da personalidade mais específicos desses subgrupos de pacientes alcoolistas.

Alcoolismo; tipologia; diagnóstico; análise de cluster; tratamento do alcoolismo

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br