Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação cognitiva após a evolução do tumor miofibroblástico cerebral na adolescência: relato de estudo de caso

RESUMO

Objetivo

Relatar o caso de uma adolescente (12 anos de idade) diagnosticada com tumor cerebral na região frontoparietal direita, enfatizando as principais características observadas em exames neuropsicológicos.

Métodos

Na avaliação pré-cirúrgica, a paciente apresentou alterações comportamentais, incluindo déficits na compreensão verbal, organização perceptual, memória de trabalho, velocidade de processamento e pequenas alterações na praxia construtiva.

Resultados

Uma reavaliação dois anos após a cirurgia revelou melhora significativa na compreensão verbal e perceptiva e na práxis construtiva, permanecendo uma ligeira alteração na velocidade de processamento. Esses resultados sugerem que a ressecção cirúrgica do tumor produziu melhoras significativas no contexto neurocognitivo da paciente, sobretudo nas funções executivas. Este estudo também indica que a avaliação neuropsicológica é útil para avaliação pré e pós-cirúrgica do funcionamento cognitivo e sua evolução.

Conclusão

O tumor cerebral causa alterações cognitivas e comportamentais e a sua ressecção pode resultar em melhorias na qualidade de vida do paciente.

Cognição; tumor cerebral; adolescência; avaliação neuropsicológica

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br