Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre duração do sono, sintomas depressivos e estresse em pessoas idosas da comunidade

Relationship between sleep duration, depressive symptoms and stress in older people in the community

RESUMO

Objetivo

Verificar se existe relação entre duração do sono, sintomas depressivos e estresse em pessoas idosas da comunidade.

Métodos

Estudo transversal, realizado com 116 idosas residentes em áreas de Unidades de Saúde da Família no município de São Carlos/SP. Foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário de caracterização sociodemográfica; Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh; Escala de Depressão Geriátrica e Escala de Estresse Percebido. Os testes estatísticos utilizados foram teste de qui-quadrado de Pearson, Kruskall-Wallis, teste de Mann-Whitney e regressão linear múltipla.

Resultados

Entre as idosas, 50% referiram ter boa qualidade do sono e 49,1% dormiam entre sete e nove horas de sono noturno. Quando comparadas, as idosas com maior duração do sono apresentaram mais sintomas depressivos e escores mais elevados para o estresse percebido.

Conclusão

O modelo com aplicação do método hierárquico aponta que existe relação entre duração do sono, sintomas depressivos e estresse.

Sono; depressão; estresse psicológico; saúde do idoso; pessoa idosa

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br