Comorbidades psiquiátricas entre adolescentes com e sem transtornos de ansiedade: um estudo da comunidade

Estácio Amaro da Silva Júnior Camila Albuquerque de Brito Gomes Sobre os autores

RESUMO

Objetivo

Avaliar, em uma amostra comunitária de adolescentes, a presença de comorbidades nos distintos transtornos de ansiedade.

Métodos

Estudo transversal, composto por 2.457 adolescentes de 10 a 17 anos, provenientes das escolas públicas da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde de um hospital universitário, que foram avaliados para transtornos de ansiedade, por meio da Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders (SCARED). Desses, 138 casos foram positivos pela SCARED e avaliados para transtornos mentais, por meio do Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School-Age Children-Present and Lifetime Version (K-SADS-PL).

Resultados

Pacientes com transtornos de ansiedade apresentavam mais comorbidades com outros transtornos de ansiedade, bem como com depressão e enurese. As comorbidades mais frequentes descritas em nosso estudo foram transtorno de ansiedade generalizada e transtorno de ansiedade de separação (OR = 4,21; IC 95% 1,88; 9,58). Foi observada associação significativa com outros transtornos, tais como enurese com transtorno de ansiedade de separação (OR = 3,81; IC 95% 1,16; 12,49) e depressão com transtorno de ansiedade generalizada (OR = 3,40; IC 95% 1,52; 7,61).

Conclusão

A presença de comorbidades em adolescentes com transtornos de ansiedade selecionados de uma amostra comunitária foi frequente. Estudos complementares para confirmar nossos resultados são necessários.

Psiquiatria infantil; transtornos de ansiedade; comorbidades psiquiátricas; depressão; enurese

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br