Acessibilidade / Reportar erro

Fatores psicossociais associados para adesão ao tratamento e qualidade de vida de pessoas que vivem com HIV/AIDS no Brasil

Objetivo:

O objetivo deste artigo foi investigar os fatores biopsicossociais para adesão e qualidade de vida de pessoas que vivem com HIV/AIDS bem-sucedidas no tratamento de saúde.

Métodos:

Trata-se de estudo transversal realizado com 120 participantes portadores de HIV do sul do Brasil. Entre as variáveis estudadas, destacam-se: estresse percebido, suporte social, sintomas de ansiedade e depressão e qualidade de vida.

Resultados:

Os resultados apontam que a adesão ao tratamento moderada para alta com boa percepção do suporte social indica melhor qualidade de vida.

Conclusão:

O suporte social e o tratamento antirretroviral têm impacto nas condições físicas, promovendo aumento na resposta imunológica e na qualidade de vida.

HIV; AIDS; adesão; suporte social; qualidade de vida


Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br