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Impacto autoavaliado em adultos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): estudo piloto

OBJETIVOS: Investigar a viabilidade e facilidade de administração de instrumento simples e breve de avaliação de comprometimento em adultos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e se os subtipos de TDAH se correlacionam com perfis específicos de comprometimento autoavaliado. MÉTODOS: Trinta e cinco adultos (19 homens e 16 mulheres, idade média de 31,74 anos) diagnosticados com TDAH com entrevista semiestruturada (K-SADS) utilizando os critérios da DSM-IV foram solicitados a preencher uma escala tipo Likert cobrindo seis diferentes áreas do funcionamento (acadêmica, profissional, marital, familiar, social e atividades cotidianas). Os clínicos questionaram os pacientes acerca de seu entendimento do questionário e investigaram suas respostas em mais detalhes para avaliar sua consistência. RESULTADOS: Nenhum paciente relatou dificuldades no entendimento do questionário. O questionamento posterior sobre as respostas confirmou as escolhas nas seis áreas. O impacto acadêmico obteve o escore médio mais alto em toda a amostra, seguido pelo profissional. A área social obteve o menor escore nesta amostra.

Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; TDAH; adultos; comprometimento; impacto


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