Conhecimentos dos docentes do curso de graduação em enfermagem sobre prevenção e cuidados com a pele periestoma

Geraldo Magela Salomé Luzicleide Freire dos Santos Helga dos Santos Cabeceira Ana Maria Marcheti Panza Maria Angela Boccara de Paula Sobre os autores

Objetivo:

Avaliar o conhecimento de docentes do curso de graduação em enfermagem sobre os cuidados com da pele periestomal nos indivíduos com estomas intestinais.

Métodos:

Trata-se de um estudo exploratório, analítico e transversal realizado com os docentes dos Cursos de Graduação em Enfermagem de duas Universidades pri-vadas da cidade de São Paulo, denominadas A e B. A amostra foi constituída de 42 docentes/enfermeiros, sendo 22 da Universidade A e 20 da Universidade B, que supervisionavam estágio no Hospital Vila Nova Cachoeirinha. Para a coleta de dados, foi utilizado questionário estruturado, composto de 10 questões (check list); cada questão do check list tinha respostas corretas e erradas. Os docentes tinham de assinalarcom x a resposta correta. O questionário foi entregue aos docentes/enfermeiros em dia pré-determinado. A coleta de dados foi realizada em agosto de 2006.

Resultado:

A maioria dos participantes do estudo sabe que a demarcação do estoma deve ser realizada na fase pré-operatória e que é importante orientar o paciente quanto ao ato operatório, aos cuidados com o estoma, equipamentos coletores e realização do teste de sensibilidade aos equipamentos. A higiene deve ser feita com água e sabão neutro e com um pedaço de tecido de algodão limpo, macio e úmido, sem esfregar; a pele deve ser mantida seca. A remoção de pêlos deve ser feita com tesoura de ponta curva, cortando rente à parede do abdômen.

Conclusão:

Os resultados revelaram que apesar da maioria dos participantes possuir conhecimentos básicos sobre o cuidado da pessoa estomizada, há necessidade de atualização e aprimoramento.

Colostomia; Ileostomia; Educação; Cuidados de enfermagem


Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br