Open-access Hemorrhoids and related complications in primigravid pregnancy

RESUMO

Objetivo:  Identificar o efeito da gestação sobre o desenvolvimento de hemorroidas externas e obstipação.

Indivíduos e métodos:  Este estudo piloto envolveu 61 mulheres primigestas sem história de doenças perianais. Cada paciente foi examinada e preencheu um questionário entre a 11ª e a 14ª semanas de gestação antes dos exames de triagem pré-natal. As pacientes foram reexaminadas e questionadas sobre sintomas perianais e mudanças hemorroidais novamente na 24ª e 37ª semanas de gestação.

Resultados:  Um total de 5, 8 e 11 mulheres apresentaram hemorroidas externas sintomáticas com ou sem complicações perianais na 11-14ª, 24ª e 37ª semanas de gestação, respectivamente. Enquanto isso, 27, 25 e 29 mulheres queixaram-se de obstipação na 11-14ª, 24ª e 37ª semanas de gestação, respectivamente. Apenas 4 (6,6%) pacientes apresentaram hemorroidas dolorosas. A taxa global de morbidade foi de 18% (11 casos). Encontramos uma relação estatisticamente significativa entre hemorroidas externas/complicações perianais e obstipação induzida por gestação por meio de análise de regressão logística (p < 0,001).

Conclusão:  Existem vários fatores de risco e explicações biológicas para a alta frequência de hemorroidas durante a gravidez. Como os participantes eram mulheres primigestas sem história de queixas perianais, os achados sugerem um efeito direto da gestação em si sobre o desenvolvimento de hemorroidas externas/sintomas perianais.

Palavras-chave Hemorroida; Gestação; Obstipação

location_on
Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080, Tel.: (55 21) 2240-8927 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Accessibility / Report Error