Acessibilidade / Reportar erro

Timing of neoadjuvant therapy and surgical treatment in rectal cancer

RESUMO

Objetivos do estudo:

Avaliar o timing ideal entre a terapêutica neoadjuvante e cirúrgica no carcinoma do reto e a sua influência nos outcomes de tratamento.

Material e métodos:

Utilizando a “PubMed”, foi feita uma revisão sistemática da literatura disponível acerca da influência do timing cirúrgico após quimiorradioterapia neoadjuvante no tratamento do carcinoma do reto.

Resultados e discussão:

Foram analisados 34 artigos publicados até Abril de 2017, sendo que destes nove foram ensaios clínicos randomizados, um foi ensaio clínico não randomizado, 23 foram estudos retrospetivos e um foi uma meta-análise. Estes estudos compararam intervalos de tratamento que variaram entre 2 e 19 semanas. Intervalos entre as 9–14 semanas demonstraram aumento do downstaging tumoral e da taxa de resposta patológica completa. Estes intervalos demonstraram segurança para os doentes. Contudo, poucos estudos demonstraram diferenças na sobrevida dos doentes. Os intervalos mais usados entre a QRT neoadjuvante e o tratamento cirúrgico são de 6–8 semanas. Apesar disso, intervalos superiores às 6–8 semanas demonstram potenciais benefícios para os pacientes sem os colocar em risco de progressão da doença. São limitados os estudos que avaliam o efeito na sobrevida e recorrência em longo prazo.

Conclusão:

A programação da cirurgia superior às 8 semanas após quimiorradioterapia parece ser preferível às 6–8 semanas até recentemente praticada, aumentando o downstaging tumoral e a taxa de resposta patológica completa.

Palavras-chave:
Procedimentos cirúrgicos operatórios; Cirurgia geral; Neoplasias retais; Quimiorradioterapia

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br