RESUMO
Background: As hemorroidas são uma das doenças mais frequentes da região anal, com alta prevalência envolvendo todas as faixas etárias. Existem várias opções de tratamento, sendo que nenhuma é perfeita. A ligadura elástica de hemorroidas é um tratamento conservador que pode ser realizado em ambulatório.
Objetivo: O estudo foi realizado para determinar a eficácia da ligadura no tratamento de hemorroidas de Grau II e III e para acompanhamento dos pacientes tratados por ligaduras para avaliar o alívio sintomático, a recorrência e as complicações.
Design do estudo: Estudo prospectivo e intervencionista com liberação do comitê de ética institucional foi realizado durante o período de 2 anos em um centro de referência terciário com um tamanho de amostra de 60.
Resultado: Dos 60 pacientes, 41 (68,30%) apresentaram hemorroidas de Grau II e 19 (31,7%) de Grau III. No primeiro seguimento, a taxa de sucesso para hemorroidas de grau II foi de 85% (35/41), em comparação com 21% (4/19) no Grau III. Os 20 pacientes sem sucesso foram novamente submetidos a ligadura, mas apenas 2 deles responderam ao procedimento. Ao final de 6 semanas, 36 pacientes com hemorroidas de Grau II (88%) foram curados. A taxa de falha foi maior para as hemorroidas de grau III (68,42%, n = 13). A taxa de sucesso foi de 86,6% para hemorroida única. Não houve grandes complicações. A anemia reverteu significativamente com ligadura elástica bem-sucedida.
Conclusão: A ligadura elástica é um método simples, seguro e eficaz para o tratamento de hemorroidas sintomáticas de segundo e terceiro graus, como procedimento ambulatorial. Ela promove melhores resultados para hemorroidas de Grau II e únicas. A taxa de recorrência após ligadura elástica bem-sucedida é baixa.
Palavras-chave Hemorroidas; Sangramento retal; Ligadura elástica; Hemorroidectomia