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Resultados do 3º CONTECSI

Resultados do 3º CONTECSI

Prof. Dr. Edson Luiz RiccioI; MSc. Marici Gramacho SakataII; Colaboradores** ** Contribuíram para este relatório os seguintes professores/moderadores de sessão: Adalberto Fischman, Adilson Yoshikuni, Adolfo Alberto Vanti, Ana Alice Vilas Boas, Antonio Balloni, Antônio Maurício Pitangueira, Armando Malheiro, Cristina Dai Prá Martens, Dierone César Foltran, Edson Luiz Riccio, Fernando Alexandre Rodrigues Gamboa, Fernando José Barbin Laurindo, Fulvio Cristofoli, George Leal Jamil, José Alfredo Ferreira Costa , Jose Alonso Borba, Jose Jesus Alcazar, José Rodrigues Filho, Joshua Onome Imoniana, Julio Cunha, Jussara Pimenta, Leonardo Nunes Ferreira, Luc Quoniam, Maria Aparecida Gouvêa, Marta Camargo, Mauricio Pereira, Miguel R. Trigo, Nelma Terezinha Zubek Valente, Oscar Dalfovo, Pedro Nolasco Bonillo, Rejane Maria da Costa Figueiredo, Ricardo Leonardo Rovai, Ruthberg dos Santos, Sergio Gozzi

IProfessor Livre Docente da FEA USP, é diretor do TECSI/FEA/USP e coordenador do 3º CONTECSI

IIDoutoranda e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e pesquisadora do TECSI FEA USP, Brasil

O 3º CONTECSI

Procuramos reconstruir neste documento os momentos que mais se destacaram no 3º CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management - Congresso Internacional de Tecnologia e Sistemas de Informação, realizado nos dias 31 de Maio a 02 de junho de 2006 pelo TECSI/EAC/FEA/USP na Universidade de São Paulo. O propósito é documentar o evento e divulgar o resumo das sessões e palestras a todos, incluindo nessa divulgação os que não estiveram presentes.

Todo esse esforço pôde ser concretizado com o auxílio de todos os envolvidos. Todavia salientamos o apoio dado pelas agências de fomento CAPES e BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Também da CONSIST - Consultoria, Sistemas e Representações Ltda., ISACA, ACL, KPMG, CaseWare, Projeto FEA 60 anos e FIPECAFI. Para a divulgação do evento também colaboraram o ANPAD, CenPRA, Anefac, e diversas instituições de ensino superior do Brasil.

A FEA - Faculdade de Economia Administração e Contabilidade e a Universidade de São Paulo sediou o 3º CONTECSI e recebeu congressistas de diversos Estados do Brasil e de vários outros países no ano em que a FEA/USP comemora seu 60º aniversário. O 3º CONTECSI este ano teve uma abordagem ainda mais abrangente, mantendo sua principal característica, iniciada no 1º CONTECSI, de ser um evento interdisciplinar e internacional.O CONTECSI é um evento classificado pela QUALIS - CAPES e vem crescendo ano a ano em número de trabalhos e participantes. Pelas suas características, o CONTECSI proporciona excelentes oportunidades para o desenvolvimento de importantes colaborações entre membros e instituições, explorando a diversidade de perspectivas e propiciando renovado entusiasmo na troca de experiências entre acadêmicos e profissionais.

Neste ano o CONTECSI contou com a colaboração de grupos internacionais de pesquisa associados ao TECSI, a saber: grupos de Ciência da Informação da Universidade do Porto, Portugal e da Université du Sud Toulon-Var, França, grupos de sistemas e gestão da informação empresarial da França e da Universidade de Chonnan National University, Coréia.

O 3º CONTECSI teve o privilégio de apresentar concomitantemente o 11º WCAC - World Continuous Auditing Conference executado pelo laboratório associado ao TECSI, o CARLAB - Continuous Auditing Research Lab, da Rutgers Business School The State University of New Jersey, com importantes trabalhos no campo da aplicação da tecnologia e sistemas de informação no controle empresarial.

Coordenação:

Prof. Dr. Edson Luiz Riccio - FEA USP - 3º CONTECSI

Prof. Dr. Miklos Vasarhelyi - Rutgers School of Business - State University of New Jersey - EUA- 11th WCA

Apoio a Organização: MSc. Doutoranda Marici Gramacho Sakata (ECA e TECSI FEAUSP), Sthefan Berwanger (TECSI-FEAUSP), MSc. Nelma T. Zubek Valente (UFPG)

Participantes: O 3º CONTECSI contou com 232 participantes, em sua maioria professores e pesquisadores, além de mestrandos e doutorandos. O evento também contou com a presença de profissionais e alunos de pós-graduação latu sensu.

Recursos: O 3º CONTECSI foi realizado com o apoio da Rutgers School of Business - State University of New Jersey - EUA, CAPES, BNDES, Projeto FEA 60 Anos - USP, Rutgers University, EUA, além de contar com o apoio da CONSIST, ISACA e FIPECAFI.

Avaliação: Os objetivos constantes do projeto original foram totalmente alcançados. As palestras e sessões paralelas contemplaram efetivamente todos os níveis de formação e interesses, tanto de pesquisadores como de profissionais, tanto do Brasil como do exterior. O nível das discussões e aumento do número de trabalhos recebidos e participantes inscritos, além dos comentários recebidos durante e após o evento justificam a realização do 3º CONTECSI para dar continuidade à grande comunidade científica envolvida na gestão da tecnologia e sistemas de informação.

A) JUSTIFICATIVAS E OBJETIVOS:

O 3º International Conference on Information Systems and Technology Management dá continuidade a um dos primeiros eventos desta área, focados na Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação sob uma visão multidisciplinar. Raros são os eventos voltados para os gestores e estudiosos das áreas de Sistemas e Tecnologia de Informação que visa reunir acadêmicos e profissionais envolvidos com a temática de gestão para discussão do estado da arte deste campo.

O 3º CONTECSI, realizado em 31 de Maio a 2 de Junho de 2006, contou com a presença de palestrantes de renome, bem como foram apresentados 177 trabalhos em 42 sessões paralelas. Discutiram-se os efeitos da Tecnologia e dos Sistemas de Informação na Sociedade e nas Organizações formando uma comunidade em busca de respostas para os constantes desafios nesta área. Tem como principal objetivo promover o relacionamento entre as diversas comunidades envolvidas: a que produz, a que implementa, a que utiliza, a que regulamenta e a que pesquisa. A presença de renomados palestrantes e pesquisadores nacionais e internacionais permitiu uma integração entre a comunidade acadêmica e profissional, ampliando o interesse na pesquisa, no compartilhamento de informações atualizadas e das práticas utilizadas.

Os resumos dos trabalhos foram impressos e os trabalhos completos foram incluídos em CD-ROM e distribuídos a todos os participantes. Durante o congresso, estiveram presentes 232 pessoas entre personalidades, professores e pesquisadores do exterior, principalmente das Universidades conveniadas com a FEA/USP, da Inglaterra, Estados Unidos, França, Portugal, México, Chile, Venezuela, Argentina, Colômbia, entre outros. Do Brasil estiveram presentes pesquisadores , profissionais, dentre os quais, autores vindos de 16 Estados e do Distrito Federal.

O Congresso foi aberto pela Diretora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA-USP, Profa. Dra. Maria Tereza Leme Fleury. Também compuseram a mesa de abertura, o Presidente da Comissão de Cooperação Internacional - CCINT-FEA-USP e coordenador do CONTECSI, Prof. Dr. Edson Luiz Riccio, e o Prof. Dr. Miklos Vasarhelyi, professor da Rutgers University e coordenador do 11th WCA.

Alguns dos temas que receberam destaque no Evento foram: Innovative Information Technologies, Continuous Auditing, Ciência da Informação e Wireless Services entre outros.

B) PALESTRAS

A Profa. Dr. Claudia Loebbecke, PhD., M.B.A., president of the global 'Association for Information Systems (AIS)' Professor at Department of Media Management, University of Cologne, Alemanha proferiu a palestra de abertura:

"BUSINESS VALUE FROM INNOVATIVE INFORMATION TECHNOLOGIES"

A Profa. Loebbecke apresentou a AIS, Association of Information Systems e apresentou o estudo de caso do Grupo METRO. O METRO Group's Future Store (FS) organizado por um grupo de companhias criou a "Iniciativa da Loja do Futuro (FSI)". Entende-se esta experiência como um exemplo de roll-out. Este grupo demonstrou como mudar significativamente e mundialmente a forma de comprar, das vendas a varejo, e da logística de cadeias de valor. O METRO Grupo é o quarto maior varejista do mundo. Com sede em Duesseldorf, Alemanha, emprega 240,000 pessoas em 28 países. Cerca de metade de sua renda vem da venda de comida a varejo. A FS está baseada no estado - de - arte de tecnologias de integração que conectam, integram e exploram fontes de conteúdos ao longo da cadeia de valor e em todos os dispositivos contidos na loja. Além disso, os processos de cadeias de valores foram adaptados a operações em real tempo e sem incomodar os consumidores com constrangimentos técnicos. A FS fixa padrões nacionais e internacionais, e provê lições referentes à integração de conteúdo para CIOs em uma gama de indústrias.

Apresentação Disponível em:

http://www.tecsi.fea.usp.br/eventos/contecsi2006/port/palestrantes/

O Painel Internacional apresentado no dia 02 de junho entitulou-se: Ciência da Informação: Perspectivas e Questionamentos

Integrada no 3º CONTECSI - Congresso Internacional sobre Sistemas de Informação e Gestão da Tecnologia que decorreu na USP-FEA, São Paulo, de 31 de Maio a 2 de Junho de 2006, teve lugar pela primeira vez uma Sessão paralela/Forum subordinada ao tema Ciência da Informação - Questionamentos e Perspectivas.

A inclusão da referida Sessão paralela/Forum decorreu do estipulado numa das cláusulas do Termo Aditivo celebrado entre a Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, Brasil, e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal, onde é expressamente referenciada a intenção de alargar o 3º CONTECSI às problemáticas e à discussão teórico-metodológica da Ciência da Informação em sua interação com o campo disciplinar dos Sistemas da Informação.

Segundo o moderador da sessão, Prof. Melheiro da Silva, foi possível contar com a participação de quatro palestrantes, a saber: Professor Doutor Armando Malheiro da Silva, Universidade do Porto, Portugal, que abordou o tema Uma proposta epistemológica para a ciência da informção; Prof. Doutor Luc Quoniam (Université du Sud Toulon Var) - Ciência da informação e a inteligência competitiva; Doutora Maria Nelida González de Gomez (Dra. Comunicação Pesquisadora Titular IBICT-MCT Contato: nelida@ibict.br) - As Questões contemporâneas da informação e a ciência da informação; e Dr Abel Paker (Diretor BIREME/OPAS/OMS Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde Organização Pan-Americana da Saúde Organização Mundial da Saúde) - Ciência da Informação: perspectivas e questionamentos frente ao novo modo de produção do fluxo de informação.

Perante um número elevado de congressistas presentes, na sua maioria da área dos SI, as intervenções dos palestrantes convidados para a sessão foram seguidas com interesse e no final houve várias perguntas, sobretudo dirigidas ao Prof. Luc Quoniam e ao Dr Abel Paker, dando substância e riqueza ao debate. Como coordenador da Sessão devo salientar que a preparação da mesma foi feita em estreita parceria com o Coordenador do 3º CONTECSI, Prof. Doutor Edson Luiz Riccio. O objetivo interdisciplinar da Sessão teve nesta iniciativa primeira e pioneira um primeiro passo que precisa ser continuado e ampliado por muitos mais. Não é possível prosseguir pesquisas em Sistemas de Informação e em Gestão da Tecnologia sem aprofundar os elos de ligação com a Ciência da Informação, sobretudo como vem sendo proposta e desenvolvida no modelo de Graduação da Universidade do Porto, Portugal. Daí a importância reconhecida pelo Professor Edson Riccio de um enfoque científico da informação, proficuamente interdisciplinar, no seio do CONTECSI.

Segundo os palestrantes, na Sociedade da Informação em que vivemos (Sociedade do Conhecimento, em Rede, Sociedade Bit, como também é chamada), estamos expostos ao impacto expansivo e globalizado das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. O Estudo deste fenômeno está longe de ser apenas tecnológico. Ele convoca e congrega, numa perspectiva inter e transdisciplinar, disciplinas científicas como a Informática, a Gestão e Economia, a Sociologia e Ciências da Administração, atendendo sua base e seu objeto específico, ou seja, a Ciência da Informação. Devido à importância que possui no ambiente em que vivemos, o 3º CONTECSI, abriu um espaço para reflexão e debate. O tema Ciência da Informação: perspectivas e questionamentos - não foi abordado apenas sobre a Ciência da Informação propriamente dita mas sobre o papel e os desafios com que está confrontada na conjuntura atual e a contribuição que pode e deve dar para o desenvolvimento e adequado aproveitamento das TIC- Tecnologias da Informação e Comunicação (ICT).

Todas as paletras estão disponíveis no site do 3º CONTECSI

http://www.tecsi.fea.usp.br/eventos/contecsi2006/port/palestrantes/

  • As Questões Contemporâneas da Informação e a Ciência da Informação

    Maria Nelida G. De Gomez - Dra. Comunicação Pesquisadora Titular IBICT-MCT

  • Ciência da informação

    Prof. Dr. Luc Quoniam

    Universite du Sud Toulon Var

  • Ciência da Informação: perspectivas e questionamentos frente ao novo modo de produção do fluxo de informação

    Abel L. Packer

    Diretor BIREME/OPAS/OMS

    Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde

    Organização Pan-Americana da Saúde| Organização Mundial da Saúde

  • Uma proposta epistemológica para a ciência da informação

    Prof. Dr. Armando Malheiro da Universidade do Porto, Portugal

Segundo o prof. Armando Malheiro, refletir sobre os fundamentos e as condições de produção de conhecimento em Ciência da Informação num Congresso Internacional assumidamente dedicado aos Sistemas de Informação e à Gestão da Tecnologia não deve surpreender porque a diversidade de abordagens que picotam o vasto campo formado em torno da temática-problemática info-comunicacional tem neste tópico central o denominador comum que interliga e gera intercâmbios comuns imprescindíveis e preciosos para melhor compreendermos a Sociedade em Rede (recitando Castells) que marca a conjuntura vertiginosa, inusitada e imprevisível em que vivemos. Nesta comunicação apresenta-se a gênese e as características singulares de uma proposta epistemológica que segue ou persegue motivações claras e objetivos tão ousados, quanto provisórios, uma vez que a aposta na consolidação de uma Ciência da Informação com uma linha identitária clara e contornos teórico-metodológicos bem vincados não é, forçosamente, refém quer de pressupostos positivistas ingênuos e anacrônicos, quer de interesses profissionais/profissionalizantes imutáveis ou resistentes ao reexame crítico, ou seja, à mudança de paradigmas. Esses interesses devem ser postos entre parêntesis para que o debate epistemológico se desenvolva e frutifique. Num segundo momento vem a propósito analisar e aprofundar, na medida do possível, a interação operada entre a C.I. e os Sistemas de Informação através de duas posições alternativas e concomitantes - a inter e a transdisciplinaridade. Em pauta está, afinal, o debate acerca do binômio ciência-tecnologia, mas deslocado para o campo turvo e movediço das Ciências Sociais, onde a nossa proposta epistemológica insere a C.I., e do enlace dessas com os fins e os efeitos da tecnologia aplicada ou implicada em fenômenos radicalmente humanos e sociais como o par Informação-Comunicação.

O Painel: O ITI e a Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileiras foi proferido por Viviane Regina Lemos Bertol, Coordenadora-Geral de Normalizaçãoe Pesquisa do ITI Brasil.

O ITI, segundo a coordenadora geral, é uma Autarquia Federal, ligada à Casa Civil da Presidência da República. Foi criada para ser a Raiz da ICP-Brasil em 2001 pela MP 2.200-2. A estrutura é composta por um Diretor-Presidente, pela Diretoria de Infra-estrutura de Chaves Públicas, pela Diretoria de Auditoria, Fiscalização e Normalização e pela Procuradoria Especializada. O ICP-Brasil foi criado a partir da percepção do Governo Federal da importância de regulamentar às atividades de certificação digital no País. Compõe-se de: (1) Entidades, (2) Padrões técnicos e (3) Regulamentos para suportar um sistema criptográfico de certificados digitais. As entidades da ICP-Brasil são: -AR -Autoridade de Registro que Identifica e cadastra usuários na presença destes, encaminha solicitações de certificados às AC e mantém registros de suas operações. E o -PSS -Prestador de Serviços de Suporte: Infra-estrutura física e lógica e Mão-de-obra especializada. Os regulamentos da ICP-Brasil são: MP-2200/2, de 24.10.01-criação da ICP-Brasil; Decreto 4.689, de 07.05.2003 -estrutura do ITI; Resoluções do Comitê-Gestor; Instruções Normativas do ITI; Código Civil, Penal, Tributário, Direito do Consumidor. Os Exemplos de Uso de certificados ICP-Brasil citados são: Sistema Brasileiro de Pagamentos-SPB; DCTF, DIRPF, DIRPJ, e-CAC, PAF (SRF/MF) Escrituração Fiscal -Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco; NF-e -NotaFiscal Eletrônica (SRF/MF, SP,GO,MA,BA,SC,RS); Contratos de Câmbio-Apólices de Seguros Pregões Eletrônicos (SP,SC,MG) e COMPRASNET (Federal); Sistemas Estruturadores do Governo Federal e SCPD e Internet Banking e Mobile Banking.

O 3º CONTECSI ocorreu conjuntamente com o 11th World Continuous Auditing Conference que contou com palestrantes de renome internacional que apresentaram e discutiram questões atuais na área de Sistemas e Tecnologia de Informação. Entre eles os professores e pesquisadores:

  • Prof. Miklos Vasarhelyi, Ph.D. (Coordinator 11th WCA) Rutgers Business School - The State University of New Jersey. Professor Miklos A. Vasarhelyi is the director of the Rutgers Accounting Research Center and was area chairman for three years.

  • Prof. Dr. Arnie Wright Andersen Professor of Accounting at Boston College.

  • Prof. Dr. Michael Alles tenured associate professor at the Department of Accounting and Information Systems at Rutgers Business School at Rutgers University.

  • Prof. Dr. Theodore J. (Ted) Arthur Andersen Alumni Professor of Accounting at the University of Southern California (USC) and professor of auditing research at Maastricht University in the Netherlands.

  • Prof. Dr. Rajendra P. Srivastava Ernst & Young Distinguished Professor of Accounting and Director of the Ernst & Young Center for Auditing Research and Advanced Technology at the School of Business, University of Kansas.

  • Prof. Dr. Alexander Kogan Professor of Accounting and Information Systems Rutgers Business School, Rutgers University

  • Prof. Dr. Tim J. Leech Principal Consultant & Chief Methodology Officer with Paisley Consulting, the world's leading provider of integrated business accountability software and training solutions.

  • Prof. Dr Sally Wright professor at the University of Massachusetts Boston.

  • Prof.Dr. Richard Dull is an assistant professor of accounting at the School of Accountancy & Legal Studies at Clemson University.

  • Prof. Dr Robert L. Onions Researcher, University of Salford, England.

C) PROGRAMA, SESSÕES PARALELAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

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ST = Simultaneous Translation- English/Portuguese / Tradução Simultânea-Inglês/Português

A comissão organizadora do 3º CONTECSI agrupou os cento e setenta e sete trabalhos aprovados pela comissão avaliadora do congresso, em quarenta e três sessões e foruns, de acordo com a área temática. Em alguns casos, houve necessidade de subdividir uma mesma área temática em duas ou mais sessões em razão da grande quantidade de trabalhos relacionados a um mesmo tema ou assunto.

A coordenação do CONTECSI agradece aos moderadores das sessões as valiosas contribuições: Adalberto Fischman, Adilson Yoshikuni, Adolfo Alberto Vanti, Ana Alice Vilas Boas, Anderson Soncini Pelissari, Antonio Balloni, Antônio Maurício Pitangueira, Armando Malheiros, Cristina Daí Pra Martens, Dierone César Foltran Jr., Edson Luiz Riccio, Fernando Alexandre Rodrigues Gâmboa, Fernando José Barbin Laurindo, Fulvio Cristofoli, George Leal Jamil, Jorge Eduardo Scarpin, José Alfredo Ferreira Costa, José Alonso Borba, José Dutra de Oliveira Neto, Jose Jesus Alcazar, José Osvaldo De Sordi, José Rodrigues Filho, Joshua Onome Imoniana, Julio Cunha, Jussara Pimenta, Leonardo Nunes Ferreira, Luc Quoniam, Maria Aparecida Gouvêa, Marta R. Camargo, Miguel Juan Bacic, Miguel R. Trigo, Nelma Terezinha Zubek Valente, Oscar Dalfovo, Pedro Nolasco, Reginaldo Arakaki, Rejane Maria Da Costa Figueiredo, Ricardo Leonardo Rovai, Ruthberg dos Santos, Sergio Gozzi e Vicente Lentini Plantullo.

Apresentam -se a seguir, os principais destaques e comentários a respeito das sessões paralelas, feitas pelos moderadores das sessões, onde ocorreram as apresentações dos referidos trabalhos por dia e sessão:

31 th MAY / 31 DE MAIO (WEDNESDAY/QUARTA)

Na sessão 1(A), o tema foi IT and IS Application / Aplicações da TI e SI. A sessão foi moderada pelo Prof. José Dutra de Oliveira Neto da FEA-RP/USP e os trabalhos apresentados foram: O impacto da Wireless Technology na cultura organizacional por Larissa Martins Cardoso; a Utilização da tecnologia sem fio na administração de serviços por Larissa Martins Cardoso; Monitoramento de Temperatura Utilizando Rede de Sensores Sem Fio em Ambientes Controlados por Fabio Henrique Cabrini, Ivan Roca, Sergio Takeo Kofuji, Cálculo de áreas por aproximações numéricas numa abordagem computacional por Gustavo Henrique Pereira dos Santos e Um banco de metadados para auxiliar a disseminação de dados científicos em instituições de pesquisas por Eduardo Batista de Moraes Barbosa, Galeno José de Sena e The Logistical Process in Small Supermarkets and The Information Technology por Érico Veras Marques, Marcos Antonio Chaves Ricarte

Ainda sobre o tema IT and IS Application II / Aplicações da TI e SI a sessão 1(B) ocorreu em inglês, foi moderada pelo prof. Edson Luiz Riccio da FEA USP e foram apresentados os seguintes trabalhos: Data Warehouse For Cancer Treatment: A Case Study in Public Health Care por Antônio Augusto Gonçalves, Altino Ribeiro Leitão, Mario Jorge Ferreira de Oliveira, Evaluating the Service Quality of Third-Party Logistics Service Providers Using the Analytic Hierarchy Process por JaeJon Kim, Soon-hoo So, Ki-ju Cheong, Geon Cho e CRM, apprentissage et contrôle organisationnel por Christophe Benavent, Olivier de la Villarmois. Segundo o moderador, o debate foi muito interessante considerando a origem de cada um dos apresentadores. A sessão ocorreu toda em inglês e os resultados das pesquisas apresentados pelos autores contribuiram muito para a temática. O trabalho do prof Benavent e Villarmois recebeu a menção honrosa do 3º CONTECSI. A pesquisa de Gonçalvez, Leitão e Voliveira também apresentou resultados importantes e foi muito bem elaborada.

Na sessão 1(C) foram apresentados trabalhos referentes ao tema Data Management / Gestão de Dados e foram moderados pela Profa. Nelma Terezinha Zubek Valente da Universidade Federal de Ponta Grossa, Paraná. Os trabalhos apresentados foram: Qualidade de dados para data warehouse - roteiro de implementação por Mozart da Silva Britto, Jorge Rady de Almeida Junior, Sistemas de informação aplicado a uma empresa do ramo eletromecânico utilizando a metodologia siego, data warehouse e métodos estatísticos por Rodrigo Reno Strey, Marcelo Menezes Reis, Proposta de modelo de gestão de projetos através do uso da tecnologia de data warehouse (DW) por Lúcia Aline Brum Saccomori, Adolfo Alberto Vanti, Un Sistema de Información para las Investigaciones de Campo Desarrollado con la Óptica de Orientación a Objetos en una Base de Datos Relacional por professores do México (UNAM) Laura Leticia Laurent Martinez, Jorge Loza López, Juan Francisco Rosale Laurent, Enrique Laurent Martinez. Segundo a Moderadora, o primeiro trabalho apresentado destacou a importância da preocupação com a qualidade de Dados evidenciando a dimensão das conseqüências que decorrem da má qualidade dos dados que podem gerar vultosos prejuízos de ordem financeira, econômica e social. Neste trabalho, o autor, que também é consultor, propõe, com base na teoria existente e na sua experiência com implementações, um roteiro para a implementação da qualidade de dados para data warehouse, que foi implementado em empresa de grande porte. Foi questionado a respeito do tipo de sistema que a empresa possuía antes, das justificativas que levaram à substituição do sistema e também sobre a avaliação comparativa do sistema atual em relação ao sistema anterior. O segundo trabalho apresentou os resultados da aplicação da metodologia SIEGO, Data Warehouse e métodos estatísticos em sistemas de informação dos setores de vendas e financeiro de empresa do setor eletromecânico em Santa Catarina com o objetivo de fornecer, aos executivos, embasamento científico associado a métodos estatísticos para a eficácia da utilização das informações geradas pelos sistemas de informação. O terceiro trabalho apresentado, focou a Gestão de Projetos com ênfase no suporte à decisão através do uso de Data Warehouse (DW) visando atender a necessidade de solução eficiente para a busca da excelência em gerenciamento de projetos. Para tanto, propõe um modelo com uma base única de dados, construído com a tecnologia de Data Warehouse para suporte a consultas gerenciais e tomada de decisões, através de ferramentas OLAP, embasado nos padrões do PMI (Project Management Institute) e do CMM (Capability Maturity Model). No debate, questionou-se sobre a existência da documentação do projeto já estruturado quando do início do trabalho e a respeito da ferramenta para interface com o Data Warehouse. O quarto e último trabalho apresentado na sessão 1C veio da Universidade Autônoma do Estado do México e mostrou um sistema de informação para pesquisas de campo desenvolvido com a ótica de Orientação a Objetos em uma base de dados relacional. Apresentado pelo co-autor Henrique Laurent Martínez, presente no evento, e pelos demais autores através de slides gravados com imagem e voz, o sistema voltado para estudantes e professores, embora não realizando inferências estatísticas completas no nível dos sistemas especializados como o SPSS, pretende servir como ferramenta útil e flexível para a compilação e tratamento de dados de pesquisas de campo coletados por meio de questionários e entrevistas. Questões a respeito da comercialização e do custo do sistema foram levantadas. A moderação desta sessão foi bastante facilitada tanto pela seriedade e compromisso dos participantes em relação à presença dos apresentadores no local e horário marcados, cumprimento do tempo determinado para início e término de cada apresentação, interesse e envolvimento dos presentes nas discussões, quanto pela atuação da equipe de apoio do 3 ºCONTECSI que esteve sempre pronta para resolver de imediato as necessidades que apareceram.

A sessão 1(D) teve como destaque o tema Software engineering / Engenharia de software e foi moderada pelo prof. Antonio Balloni do centro de pesquisas Renato Archer. Foram apresentados os trabalhos: O uso de provas de conceito como ferramenta para gestão de aprendizado de arquitetura de software por Renato Manzan de Andrade, Reginaldo Arakaki, Jorge Luis Risco Becerra, Uma proposta de metodologia para implantação de modelos dimensionais em banco de dados orientado a objetos por Sueli de Fatima Poppi Borba, Aran Bey Tcholakian Morales; Melhoria contínua direcionada por indicadores de qualidade e com foco na arquitetura do sistema por Dimas Ribeiro de Magalhaes e Propuesta de adaptacion a metodologias de desarrollo de bodegas de datos para incluir aspectos de medicion de la estrategia por Veronica Sierra Almanza, José Abásolo Prieto. Segundo o moderador, a Sessão foi de muito interesse, pois a Arquitetura de Software é um tema central em empresas que desenvolvem softwares. As Empresas estão cada vez mais "deixando" a etapa de desenvolvimento do software e focando mais nas Tecnologias epecializadas em aquiteturas de softwares. Existem muitos exemplos de empresas que atuam desta forma, como a TECBAN que está cada vez mais contratando pessoal de arquitetura de software sendo que os serviços do desenvovimento em si, estão sendo tercerizados, portanto, o tema foi e é relevante. Houve interesse por parte do público por todas as palestras referentes a este tema.

Na sessão 1(E) os trabalhos referiram-se ao tema Education and Society / Educação e Sociedade. A sessão foi moderada pelo prof. Jose Alonso Borba e foram apresentados os seguintes trabalhos: Formação Superior em Sistemas de Informação: Análise dos Currículos Portugueses e Espanhóis por João Paulo Pereira, Filipa Teixeira, Educação Continuada: Uma Estratégia Corporativa por Gloria Jesus de Oliveira, Zomar Antonio Trinta, Ana Alice Vilas Boas, A interdependência entre tecnologia da informação e planejamento estratégico como fator de competitividade empresarial de uma instituição de ensino por Paula Roberta Lacerda de Oliveira, Wilda Soares Lemos e Tecnologias da Informação aplicadas à Logística por Zomar Antonio Trinta, Gloria Jesus de Oliveira. Segundo o moderador, Prof. José Alonso Borba, a sessão teve a participação de aproximadamente 20 pessoas. As apresentações foram boas e as discussões bastante frutíferas. O CONTECSI foi bastante interessante. Foi um encontro que procurou reunir diversos acadêmicos e profissionais de áreas distintas, mas que tem na tecnologia de informação seu ponto de união. Engenheiros, administradores, contadores, economistas entre outros participam direta ou indiretamente na gestão e no aprimoramento dessas tecnologias nas organizações e merece ampla divulgação. Diversos pesquisadores internacionais de renome compareceram ao congresso. É de suma importância tanto a aproximação com os pesquisadores estrangeiros quanto com pesquisadores de outras áreas que pesquisam assuntos relacionados com a tecnologia e a gestão.

A sessão 1(F) teve como tema a IT Entrepreneurship / Empreendedorismo em TI e foi moderada pelo prof. Miguel J. Bacic. Os trabalhos apresentados foram: Estudo de Viabilidade de Implantação de Uma Empresa de Desenvolvimento de Jogos em Uma Incubadora de Base Tecnológica por José Walter Santos Filho, Maria Conceição Melo Silva, a Busca pela Vantagem Competitiva em Start Ups de Software por Walter Maia Santiago Junior, Marcos Andre Mendes Primo, Américo Nobre, Gonçalves Ferreira Amorim, André Felipe de Albuquerque Fell, e O que os Empreendedores buscam e os Investidores esperam no Financiamento do Capital de Risco em Empreendimentos de Base Tecnológica por Mateus Schreiner G.Lopes, Valêncio Garcia, Luiz Natal Rossi, Silvio Aparecido dos Santos

O tema Enterprise Resource Planning (ERP) / Sistemas Empresariais Integrados teve grande importância no evento e foi apresentado na sessão 1(G), 2 (C) e 3 (A).

A sessão 1(G) foi moderada pelo Prof. Luc Quoniam da Universidade do Sul de Toulon Var na França. Foram apresentados os trabalhos: 1- Processos de negócios e tecnologia da informação: um estudo de caso sobre a implementação de um sistema ERP em uma empresa de services por Claudia Aparecida de Mattos, Fernando José Barbin Laurindo, 2 - Sistemas ERP e Seus Impactos Sobre as Variáveis Estratégicas das Empresas: um estudo de caso em cinco empresas situadas na Região Metropolitana da Cidade do Recife-Pernambuco por Caio Eduardo Silva Mulatinho, Felipe Dantas Cassimiro da Silva, Jorge Expedito de Gusmao Lopes, Aldemar de Araújo Santos, 3- Uma "Viagem" ao Mundo dos ERP Inspirada em Winograd e Flores por Gilson Ludmer, Pedro Lincoln C. L. de Mattos, e 4 - Instrumentos de Gestão Utilizados nas Indústrias Automobilísticas no Brasil por Ilse Maria Beuren, Sergio Cavagnoli Guth. Segundo o moderador, o prof. Luc Quoniam, as quatro apresentações suscitaram igual interesse da platéia. As apresentações 1 e 2 mostraram levantamento de dados de uma amostra para medir o impacto da implantação de ERP e fatores que condicionam a implantação de ERP. A apresentação 3 deu uma outra abordagem mostrando o interesse de considerar outros fatores estratégicos para decisão nas empresas do que os sistemas gerenciais clássicos e a apresentação 4 mostraram instrumentos de gestão. As quatro pesquisas são complementares e importantes para o desenvolvimento da pesquisa em ERP.

Na sessão 2(C) do mesmo tema e com o mesmo moderador, foram apresentados os trabalhos: Implementação de um sistema ERP II em empresa de grande porte no setor de telefonia celular: um estudo de caso sobre redesenho de processos, segurança da informação, e orientação a usuários por Eduardo Fernandes Cazassa, Luis Hernan Contreras Pinochet, O impacto dos sistemas ERP utilizados em empresas prestadoras de serviços por Mauricio Carlos Freitas Pereira e Estudo e Desenvolvimento de um Sistema para Gestão de Gastos Fixos e Controle Orçamentário em Empresa de Grande Porte Usuária do SAP R/3 por Dierone César Foltran Junior, Nelma Terezinha Zubek Valente, Igor Musardo. Segundo o moderador, as apresentações trataram de vários aspetos e problemas ligados a implentação de sistema ERP. Elas suscitaram igual interesse pelo público presente.

A sessão 1(H) teve como tema a Information Management / Gestão da Informação e foi moderada pelo prof. Sergio Gozzi da FEA USP. Os trabalhos apresentados foram: Aplicação do método de fatores críticos de sucesso para levantamento de necessidades de informação em estudo prospective por Rosana Barros Boani Pauluci, Luc Marie Quoniam, Influência do Processo de Recuperação de Informação na Decisão dos Fatores de relevância: uma análise em ambiente de pós-graduação por Antonio Mauricio da Silva Pitangueira, Eduardo Ribas Santos, Silvio Vanderlei Araujo Sousa, Data, Information, Knowledge and Competence por Valdemar Setzer e Gestão da Informação, Base da Ação Comercial de Pequenas Empresas de TI por Lina Krafta, Henrique Mello Rodrigues de Freitas, Ricardo Simm Costa.

A sessão 2(A) teve como tema a Software engineering II / Engenharia de software e foi moderada pelo Prof. José Alfredo Ferreira Costa. Os trabalhos apresentados foram: Processo de manutenção de software web apoiado pela modelagem IHC por Alexandra Aparecida de Souza, Jorge Luis Risco Becerra, Fábricas de software: o sucesso depende mais do projeto, dos fornecedores ou dos gestores? Estudo de caso numa operadora de Telecomunicações por Eduardo Margara da Silva, Fernando José Barbin Laurindo, Marcelo Schneck de Paula Pessoa; FenixGME - Um Ambiente para Modelagem Arquitetural de Sistemas de Software Baseados em Componentes por Carolina Stephan de Araújo, Paulo Asterio de Castro Guerra, Desenvolvimento de sistemas de informação em diagnóstico cinesiológico funcional usando raciocínio baseado em casos por Allan Dalmarco, Oscar Dalfovo, Paulo Mauricio Selig. Segundo o moderador,o início dos trabalhos se deu na hora programada, com a apresentação do trabalho "Processo de manutenção de software web apoiado pela modelagem ihc", feita por Alexandra Aparecida de Souza (POLI-Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil). Foi discutida a utilização da visão dinâmica da IHC (Fluxo de Navegação) de um sistema web, como uma ferramenta de apoio no processo de Manutenção de software auxiliando tarefas de definição do escopo da manutenção, identificação precisa dos riscos e dos pontos de impactos, obtenção de uma estimativa precisa do esforço e tempo, verificação da consistência da interface e do Fluxo de Navegação e definição de métodos e procedimentos de qualidade. Foi apresentado um estudo de caso realizado no desenvolvimento de projetos de manutenção evolutivas e corretivas de um sistema web da área financeira, onde se destacaram os pontos positivos e as dificuldades vivenciadas. Ao final da apresentação, houve algumas perguntas da platéia, principalmente quanto a automação da geração do fluxo de navegação, que os autores utilizaram o software Visio. Em seguida, houve a apresentação do Sr. Eduardo Margara da Silva, com trabalho intitulado "Fábricas de software: o sucesso depende mais do projeto, dos fornecedores ou dos gestores? Estudo de caso numa operadora de Telecomunicações", no qual foi feita uma análise crítica do modelo de fábrica de softwares adotado numa operadora de telecomunicações, junto aos executivos da área, para identificar procedimentos que deram certo (e alguns que não deram), destacando pontos de atenção que podem orientar as empresas nas iniciativas de melhorias dos processos de desenvolvimento de sistemas de informação. Dado que a área de informação em empresas de telecomunicações é parte do negócio, houve debates sobre questões estratégicas associadas aos sistemas de informações e suas operações. A terceira apresentação foi efetuada por Carolina Stephan de Araújo, com título "FenixGME - Um Ambiente para Modelagem Arquitetural de Sistemas de Software Baseados em Componentes", a qual apresentou o ambiente FenixGME, cujo objetivo é apoiar a modelagem arquitetural de sistemas de software baseados em componentes, durante todo o ciclo de vida do sistema de software. Após a apresentação houve também cerca de 10 minutos de debates, envolvendo questões do paradigma de concepção de softwares baseados em componentes assim como sobre detalhes de implementação do ambiente desenvolvido. Podemos constatar o alto nível dos trabalhos, com temas importantes na atualidade, não apenas da seção moderada, mas das várias outras que o moderador participou, assim como as apresentações plenárias e demais atividades do congresso.

A sessão 2(B) também teve como tema Education and Society / Educação e Sociedade e foi moderador pelo Prof. Fulvio Cristofoli. Os trabalhos apresentados foram: Infraestructura para la descripción de recursos en un aula digital: marco tecnológico para la integración de los actores del proceso de enseñanza-aprendizaje por María Laura Pepe, Marcelo Claudio Périssé, Inclusão Digital e o Pré-Universitário Popular, Uma ação universitária pela inclusão social por Isabel Leite Cafezeiro, EAD: Inclusão Social e Tecnológica por Gloria Jesus de Oliveira, Zomar Antonio Trinta, Ana Alice Vilas Boas e Tecnologia da informação para profissional contábil por José Dutra de Oliveira Neto, Ilda Keiko Kurotori, Edson Luiz Riccio.

Na sessão 2(D) o tema foi Information Management / Gestão da Informação. A sessão foi moderada pela profa. Rejane Maria da Costa Figueiredo da PUC-DF. Os trabalhos apresentados foram: Um Ensaio sobre a Importância da Aplicabilidade da Inteligência Competitiva Empreendedora por Anderson Soncini Pelissari, Rosângela Maria Vanalle, Inteligência competitiva em estudo de educação profissional e redes de cooperação: impactos e orientações para a atuação institucional por Rosana Barros Boani Pauluci, Luc Marie Quoniam, Lógica Fuzzy: Uma Ferramenta para Modelar a Incerteza e a Ambigüidade na Tomada de Decisão Gerencial por Fernando Dal-Ri Murcia, José Alonso Borba, Cesar Duarte Souto-Maior, A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool por Ivelise Rasera Bragato, Eduardo Eugênio Spers, Mirian Rumenos Piedade Bacchi, e Sourcing: fatores críticos nas soluções com recursos externos por Onevair Ferrari, Bernardo Luis Rodrigues de Andrade.

A sessão 2(E) teve como tema a Information and Strategy / Informação e Estratégia e foi moderada pela profa. Marta Camargo. Os trabalhos apresentados foram: A Teoria dos Jogos em Decisões Estratégicas na Determinação da Capacidade Industrial por Ilse Maria Beuren, Nelson Hein, Roberto Carlos Klann, José Carlos de Souza, Reflexões sobre a informação corporativa: sistemas, processos e estratégias por Jorge Cordeiro Duarte, Mamede Lima-Marques, Riscos, Informação e Controle: Uma Análise do Conhecimento Empírico por Marcos Reinaldo Severino Peters, Ana Rosa Silveira Mulazzani, Tomada De Decisão: Uma Abordagem Teórica sobre o Processo Decisório Envolvendo a Teoria da Decisão e Variáveis Comportamentais por Alexandre César Batista da Silva, Elyrouse Cavalcante de Oliveira, Karina Simões Campelo, Jeronymo José Libonati. Segundo a moderadora, as apresentações foram de boa qualidade, e os apresentadores estavam preparados e fizeram apresentações profissionais. As perguntas e respostas foram relevantes para uma boa discussão e compartilhamento de conhecimento. O tempo da apresentação e da discussão foi suficiente para cobrir o tema e conduzir debates.

A sessão 2(F) também abordou o tema Information Management II / Gestão da Informação. E foi moderada pela professora Maria Aparecida Gouvêa da FEA USP. Os trabalhos que compunham esta sessão eram: Sociedade da Informação nas Regiões Periféricas: O caso de de Trás-os- Montes - Portugal de João Paulo Pereira, Filipa Teixeira, Da Cibernética à Complexidade - Origem e Desenvolvimento dos Sistemas Informacionais de Lucilene Cury, Jonas Batista Pinheiro, Crecimiento de comunidades de artesanos fundamentado en tic's de Olga Lucái Giraldo V, Jorge Enrique Quevedo Reyes e Thésaurus et clusterisation automatique de données web : deux outils au service de la détection de signaux faibles de Luc Marie Quoniam, Eric Boutin. Segundo a moderadora, a profa. Maria Aparecida Gouvêa, os temas apresentados são atuais e pertinentes ao escopo do evento.

A sessão 2(G) teve como tema Software engineering / Engenharia de software e foi moderada pelo prof. Ricardo Leonardo Rovai. Os trabalhos apresentados foram: Perspectivas da interdisciplinaridade no estudo dos processos de desenvolvimento de software por George Leal Jamil, Uma técnica para desenvolvimento de arquitetura de negócios para organizações de TI por Raquel Sueli de Oliveira Miguel Guedes, Fernando Marcio Bettine, Edgar Toshiro Yano, Modelo de Administração de Desempenho em Ambientes de Tecnologia da Informação por Vilson Carlos Hartmann, Princípios da Produção Enxuta Aplicados ao Desenvolvimento de Software por Eduardo Ferreira Franco, Veneziano de Castro Araújo, Um Processo de Transformação de Arquitetura de Sistema Legado Funcional Orientado a Objetos, Direcionado por Indicadores de Qualidade por Wagner Leal dos Santos, Reginaldo Arakaki, Um Modelo Proposto de Mapa do Conhecimento Aplicado a Incubadora Tecnológica de Campina Grande/PB: Um Estudo de Caso por Wenner Glaucio Lopes Lucena, Marconi Araújo Rodrigues.

O tema da sessão 2(H) foi IT Case Studies / Estudos de Caso em TI e foi moderada pelo prof. José Osvaldo de Sordi. Os trabalhos apresentados foram: Balanced Scorecard E Logica Fuzzy Aplicados Em Software De Gestão De Entidade Filantrópica por Fauzi de Moraes Shubeita, Jair Antonio Fagundes, Adolfo Alberto Vanti, Jairo Bonapaz Felten, Estratégias de Obtenção de Sistemas de Informação para Apoio aos Negócios: Uma comparação entre empresas industriais por Cesar Alexandre de Souza, Ronaldo Zwicker, Antonio Geraldo da Rocha Vidal, Software Livre como Estratégia Competitiva Alternativa: estudo de caso da Faculdade Adventista da Bahia por Jefferson David Araujo Sales, Fabio Garcia Madureira, Aplicação de Sistemas CRM no Governo: Análise de uma Instituição Pública Britânica por Luciano Campos Batista, Retorno sobre Investimento (ROI) em TI: o caso do projeto de tecnologia VOIP na ThyssenKrupp Elevadores por Edimara Mezzomo Luciano, Marcelo Przyczynski, Elisabeth Avila Abdala. Segundo o moderador Prof. De Sordi, as discussões ocorridas após as apresentações foram bastante empolgantes com forte envolvimento do público presente. Entre os tópicos de sistemas de informação aplicados às organizações que foram discutidos nesta sessão destacam-se: a aplicação da lógica fuzzy em sistemas de indicadores de desempenho, no caso analisado em um sistema de balanced score card (BSC); as opções para disponibilização de sistemas de informação adotadas pelas organizações industriais paulistas; a percepção de usuários finais com relação à qualidade dos softwares livres; e análise de retorno de investimos em projetos de TI, no caso apresentado de um projeto de VOIP. Constatou-se a relevância dos temas apresentados pelo grande número de perguntas realizadas para cada um dos apresentadores ao final da sessão. Notou-se um ambiente muito participativo e propício ao debate em função da percepção do público com relação a boa qualidade das pesquisas apresentadas.

01 JUNE / 01 DE JUNHO (THURSDAY/QUINTA)

Na sessão 3(A) o tema Enterprise Resource Planning(ERP) / Sistemas Empresariais Integrados foi apresentado novamente. O moderador foi o prof. Miguel R. Trigo da Universidade Fernando Pessoa de Portugal. Os trabalhos apresentados foram: O Sistema ERP e a sua contribuição para a mudança de Gestão das Empresas: da gestão funcional para a gestão por processos por José Osvaldo De Sordi, Jamir Mendes Monteiro, Impactos provocados pela implantação de um sistema ERP: um estudo de caso numa distribuidora de medicamentos por Luiz Augusto Machado Mendes Filho, Daniel Macêdo Tapajós, Functions of management and technology in the new millennium por Marta Rocha Camargo, Fatores críticos para sucesso na implantação de sistemas ERP por Roberto Baliulevicius Filho, Ruthberg dos Santos, Fluxo da Informação no Processo de Desenvolvimento de produtos: gerenciando um projeto de criação de valor por Marcio Cardoso Machado, Sergio Gozzi, Nilton Nunes Toledo. Segundo o moderador Miguel Trigo, em termos de apresentações o nível foi bom uma vez que conseguiram dar uma boa perspectiva do trabalho que foi desenvolvido. Foram colocadas bastantes questões bem relevantes e no seguimento das palestras.

Na sessão 3(B) o tema foi IT Management / Gestão da TI e foi moderada pelo prof: José Rodrigues Filho. Foram apresentados os trabalhos: A Tecnologia da Informação como apoio à Área de Controladoria: Um Estudo das Ferramentas de Business Intelligence por Luciane Reginato, Auster Moreira Nascimento, Is it feasible to establish a relationship between motivation and budgeting? Por Joshua Onome Imoniana e Marly Cavalcanti, O papel da Tecnologia da Informação na Indústria da Construção Civil: um estudo de caso envolvendo empresas construtoras, por Luiz Antônio Gargione, Influência dos Avanços Tecnologicos nos Escritórios Contábeis na Cidade de Caruaru - PE por Lúcia Silva Albuquerque, Geisa Maria de Assunção Soares, Fernanda Marques de Almeida Holanda, Marconi Araújo Rodrigues e Eficiência dos investimentos em TI no setor financeiro Ruthberg dos Santos, Marcelo Alvaro da Silva Macedo, Marcos Azevedo Benac.

Segundo o Moderador, Prof. José Rodrigues Filho, todos os trabalhos foram apresentados, apesar da diversificação de temas tais como a importância das ferramentas de busca inteligence, o papel da TI na construção e no uso sociológico do "Budjeting", todos os trabalhos demonstraram ter sido metodologicamente bem construídos. A presença foi participativa.

A sessão 3(C) teve como tema Project Management / Gestão de projetos. O moderador da sessão foi o prof. Fernando Alexandre Rodrigues Gamboa. Os trabalhos apresentados foram: Gerenciamento de Projetos Tradicional x Gerenciamento de Projetos Ágil: Uma Análise Comparativa por André Luiz Dias Ribeiro, Reginaldo Arakaki, Arquitetura de Software: Uma Abordagem para Gestão de Riscos em Projetos de TI por Cristina Coelho de Abreu Pinna, Reginaldo Arakaki, Metodología para la Gerencia de los Procesos del Negocio sustenda en el uso de Patrones por Pedro Nolasco Bonillo Ramos, O Gerenciamento de Projetos como Fator Crítico de Sucesso na Implementação de e-Learning - estudo exploratório por Rosana Jacuviske, Sergio Martins Fernandes, Bernadete De Lourdes Marinho e A gestão do conhecimento e a criação de mapas conceituais por Antonio Gomes de Lima Neto, Wilda Soares Lemos. Segundo o moderador da Sessão, as duas primeiras apresentações trataram de temas inovadores e por isso, geraram grande número de questões. As principais discussões ocorreram sobre o tema de gerenciamento ágil de projetos. A apresentação internacional do Pedro Nollasco foi muita bem recebida, pois tratou de padrões de desenvolvimento e gestão de projetos, a criação e adoção de padrões afins na hora de adotar um novo procedimento. As duas últimas apresentações não focavam em gestão de projetos e sim, gestão do conhecimento. Isso não tirou o interesse da audiência, que debateu bastante sobre formas de difundir conhecimento nos meios educacionais e empresariais.

O tema da sessão 3(D) foi IT Management / Gestão da TI e o moderador foi o prof. Jose Jesus Alcazar da EACH-USP. Os trabalhos apresentados foram: A tecnologia de informação e as organizações: um modelo para a análise de seus usos e impactos por Cesar Alexandre de Souza, Ronaldo Zwicker, Joshua Onome Imoniana, Organizações Virtuais por Luciano Augusto Toledo, Carlos Augusto Da Silva Loures, Sidney Maçazzo Caigawa, Claudio Alberto de Moraes, Scientific and Technological Productivity for Development por Feruccio Bilich, Maria Das Graças Rolim Bilich e Sistema De Apoio À Decisão E Legislação No Trânsito Via Internet por Fernanda Pimentel Ribeiro. Segundo o moderador da sessão alguns trabalhos não estavam relacionados diretamente à Gestão da TI, mas a sessão foi interessante.

O tema da sessão 3(E) foi IT Management II / Gestão da TI e foi moderada pelo prof. Adalberto Fischman da FEA USP. Os trabalhos apresentados foram: Avaliação das Habilidades em TI: um estudo do ensino de informática no curso de administração por André Luiz Pires de Miranda, Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, George Leal Jamil, Valeria M M Judice, Um modelo para estudar o processo de monitoramento ambiental antecipativo para detecção e uso de novas tecnologias da informação pelas organizações por Celina Teruko Yamane, Eduardo dos Santos, Fernando Carvalho de Almeida, J-Integrator: Uma Ferramenta para Integração de Bancos de Dados Heterogêneos por Eduardo da Rocha Ruthes, Carmem Satie Hara, Kemmel da Silva Scopim, Marcos Sfair Sunyé e Competindo em serviços por meio da gestão da TI: um estudo de caso por Leandro Jose Morilhas, Marcio Antonio Hirose Fedichina, Sergio Gozzi. A sessão contou com os apresentadores dos quatro trabalhos programados e as apresentações transcorreram bem, ao final houve tempo para discussões e esclarecimentos de dúvidas.

Na sessão 3(F) sobre IT Management III / Gestão da TI e moderada por Adilson Yoshikuni, os trabalhos apresentados foram: Análise da Relação entre Investimentos em Sistema de Informação e Valor de Mercado nas Empresas Brasileiras de Capital Aberto do Setor de Energia Elétrica por Patricia de Souza Costa, Cássia Maria Gurgel Marinho Fernandes, Ana Rosa e Gouveia Sobral da Câmara, A Aplicação da Teoria das Restrições (TOC) e da Simulação na gestão da capacidade de atendimento em hospital de emergência por Francisco Santos Sabbadini, Antônio Augusto Gonçalves, Mario Jorge Ferreira de Oliveira, Desafios no planejamento de sistemas de informações contábeis Leonardo Nunes Ferreira, Avaliação de Sistemas de Informações Financeiras por Cristiani Passolongo, Antônio Artur de Souza, Ana Carolina Neves de Araújo, Natália Cardoso de Souza, A Organização Virtual como Estratégia de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas por Luciano Soares de Souza, Marcelo Schneck de Paula Pessoa. Segundo o moderador da sessão, o nível de discussão foi muito bom. Estavam presentes nas sessões em média dez pessoas, das quais de forma intensa colaboraram para os debates. Os assuntos tratados nos artigos sofreram a seguinte questão: "Qual a aplicabilidade dos assuntos apresentados nos artigos efetivamente nas necessidades organizacionais?".

A sessão 3(G) teve como tema IS Management / Gestão da SI (PME) e foi moderada pelo prof. Fernando José Barbin Laurindo. Os trabalhos apresentados foram: Terceirização de serviços de help desk (seleção de fornecedores de serviços com auxílio dos métodos mcda, ahp e lógica fuzzy) por Júlio César Gonçalves, Dimas Campos de Aguiar, Romildo Mariano da Silva, Paulo Aurélio Santos, TICs y empresas: Propuestas conceptuales para la generación de indicadores para la Sociedad de la Información por Diana Valeria Suárez, Fernando Peirano, Implantação de Business Intelligence (BI) com base no Alinhamento Estratégico entre Tecnologia da Informação e Gestão de Negócios por Fabrício Sobrosa Affeldt, Adolfo Alberto Vanti, Andre Rauter, Modelo de maturidade do COBIT para avaliar o nível de maturidade do processo de avaliação de riscos de uma empresa que utiliza a NBR ISO/IEC 17799 por Rejane Maria da Costa Figueiredo, Maristela Jesus Da Silva, Maria do Carmo Soares de Mendonça, Waldomiro de Oliveira Junior e Avaliação do gerenciamento de processos de negócio - BPM no Programa Nacional de Apoio aos Fiscos Estaduais - PNAFE por Francisco Sobreira Netto, Maria Aparecida Gouvêa, Joao Eduardo Ferreira. Segundo o moderador, todos trabalhos foram apresentados e todos suscitaram questões que foram adequadamente respondidas pelos autores dos artigos apresentados. As discussões foram de bom nível. Pelos trabalhos em geral nota-se um nível crescente em relação ao ano anterior.

No dia 01 de Junho também foi realizado o Workshop sobre: Pesquisa e Análise de Dados Ferramenta Sphinx. O Workshop apresentou novas tecnologias que podem agregar valor, confiabilidade e economia de tempo aos seus trabalhos de pesquisa. Na primeira parte do Workshop foi apresentado: 1. Enquêtes e Relatórios dinâmicos com o uso do Sphinx, onde falou-se sobre: Concepção de enquêtes, elaboração de questionário, tipologia de questões, definição de questões fechadas, numéricas, escalares, questões abertas tipo texto, etc.; Desenvolvimento e impressão de um formulário em papel, em tela para coleta dos dados por telefone, em tela para publicação na web; Definição de estratos a partir da amostra total.; Como realizar os testes estatísticos de análise de dados quantitativos. Tabelas, citações, observações, freqüências. Cruzamentos e aplicação de testes, formato de apresentação, com % em linha, em coluna; Criação de relatórios em PPT ou DOC a partir do Sphinx Eureka. Na segunda parte do Workshop foi apresentado: 2. Análise de dados qualitativos cujo tópico abordou: Análise Léxica; Ambiente léxico, Verbatim; Análise de Conteúdo; Codificação de conteúdo/criação de categorias; Análises e cruzamentos; Cruzamento de variáveis quantitativas/objetivas com as novas variáveis oriundas dos textos; Eureka; Automatismos na análise de textos (tabelas, reduções), cruzamentos, simplificações. Na terceira parte foi apresentado 3. Pesquisa via web onde falou-se sobre a Configuração de formulários web; a Publicação de pesquisas no SphinxOnline; a Publicação de relatórios no SphinxOnline e o Acesso a formulários e relatórios web.

A sessão 3(H) teve como tema Project Management II / Gestão de projetos e o moderador foi o prof. Joshua Onome Imoniana da Universidade Metodista de São Paulo. Os trabalhos apresentados foram: Sistematização de projetos de outsourcing na área de redes e comunicação de dados por Luiz Sergio De Souza, Sandro Aparecido Ferraz, Solange N. A. de Souza, Andrea N. Ruas, Fusões e Aquisições - Integração Tecnológica em Bancos De Varejo por Nilo Sergio Maziero Petrin, Marcos Ribeiro Pereira Barretto, Método SCAMPI na avaliação do controle de gerenciamento de projeto: Um estudo de caso por Fulvio Alessander Longhi de Souza, José Marcelo Pereira de Araújo, Wankes Leandro Ribeiro, Rildo Ribeiro dos Santos, Especificidades e generalidades do varejo físico-virtual: o caso da Colombo Virtual Shop por Edimara Mezzomo Luciano, Mauricio Gregianin Testa. Segundo o moderador, Prof. Imaniana, os apresentadores chegaram em tempo e as apresentações foram feitas conforme programado. O trabalho de Luiz Sérgio de Souza, Prof. Da Unifieo e Doutor em Eng. Elétrica pelo Poli USP, sustenta a motivação pelo trabalho pelo aumento de concorrência, surgimento de novas relações de trabalho - desempenho, atualização tecnológica e inovação. Conclui que foi possível identificar os fatores que contribuem para o insucesso. O trabalho de Nilo Sergio Maziero Petrin, Professor da Unifieo, teve como motivação, fatores de globalização, correção de blocos econômicos e desregulamentação. Focaliza enfoques de conversão, convivência e renovação e conclui que os enfoques podem ser aplicados independentemente. O trabalho de Fúlvio Alessandro Longhi de Souza, Mestrando em Gestão em TI pela Universidade Católica de Brasília, compara enfoques de COBIT, SCAMPI E PMO. Como conclusão, os métodos SACAMPI E COBIT podem ser utilizados como um complemento no processo de avaliação de controle de gerenciamento de projetos. O trabalho de Edimara Mezzomo Luciano, Doutora pela URGS e professora da PUC Porto Alegre, apresenta como motivo do trabalho à comprovação de que sempre achamos que a 3ª Idade não se preocupa com virtual shopping. Estudou as Lojas Colombo na região de Passo Fundo em Porto Alegre. Conclui que as lojas que utilizam um virtual shopping tiveram vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. Aproximadamente, duas perguntas foram respondidas pelos apresentadores além das colocações complementares do moderador.

A sessão 4(A) teve como tema IS Management / Gestão de SI e foi moderada por Dierone César Foltran Jr. da UFPG, Paraná. Os trabalhos apresentados foram: Análise de Componentes da Tecnologia de Business Process Management System (BPMS) sob a Perspectiva de um Caso Prático por José Osvaldo De Sordi, Andrea Giovanni Spelta, Aspectos da Utilização das Informações Geradas por Sistemas de Informações nas Decisões Organizacionais: um Estudo Realizado no Setor Metal-Mecânico Brasileiro por Gustavo Abib, Carlos Gabriel Eggert Boehs, Pedro José Steiner Neto, Proposta de criação de um Sistema de Avaliação de Desempenho por competências visando à maximização da qualidade de services: um estudo de caso no Centro Oftalmológico de Diagnose e Terapêutica por Marcos Dalmau, Kelly Cristina Benetti, Dante Marciano Girardi, SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO: o SIAFI-Gerencial e sua ampla disponibilização às Unidades Gestoras de recursos públicos na Administração Pública Federal por Fábio da Silva Araújo, Karina Simões Campelo, Aldemar de Araújo Santos, Juliene Gama Tenório e Gerenciamento do Ciclo de Vida da Informação - Information Lifecycle Management (ILM) por Flaviano da Costa Cardoso de Sousa. Segundo o moderador, todos os trabalhos foram apresentados em tempo, sendo então aberto um espaço para discussão. Todos os trabalhos foram bastante questionados ao final, havendo inclusive debates e comentários extras da platéia. Em média foram feitas 3 perguntas por trabalho excedendo o tempo total.

Na sessão 4(B) o tema foi IS Management II / Gestão de SI e a sessão foi moderada pelo prof. Ruthberg dos Santos da UFRRJ. Os trabalhos apresentados foram: O papel dos softwares de business intelligence e business performance management para a atuação de uma controladoria estratégica por Adilson Carlos Yoshikuni, Napoleão Verardi Galegale, Edson Luiz Riccio, Carlos Hideo Arima, A integração do BSC e Eva através da adoção do "corporate performance management" por Adilson Carlos Yoshikuni, Napoleão Verardi Galegale, Edson Luiz Riccio, Carlos Hideo Arima, Desenvolvimento e Utilização de um Sistema de Informações Para o Controle de Passivos Ambientais por Pedro Luiz Côrtes, Anisio Candido Pereira, CEPSS: Um Sistema de Suporte Especialista para Estimação de Custos e Formação de Preços em Empresas de Produção por Encomenda por Antônio Artur de Souza, Ewerton Alex Avelar, João Otávio Montanha Endrici, Rafael Alessandro Gatto. Segundo o moderador, estavam presentes os autores dos 4 artigos previstos para a sessão. O primeiro artigo, que trata de BI e BPM foi muito bem apresentado por Adilson Carlos Yoshikini, mostrando em maneira muito eficiente a qualidade do paper. O trabalho gerou amplo debate. O segundo trabalho, sobre integração BSC e EVA, teve sua apresentação feita também por Adilson Carlos Yoshikini. Mas uma vez a apresentação foi muito bem estruturada, demonstrando com clareza a relevância do tema. O trabalho foi capaz de gerar uma grande gama de perguntas. O terceiro trabalho tratou de forma muito apropriada da questão dos Passivos. Ambientação e do desenvolvimento de um sistema de informação para seu controle, em especial dos poluentes orgânicos persistentes (POPs). O trabalho gerou algumas questões respondidas rapidamente. A apresentação do quarto trabalho tratou de estimação de custo a formação de preços em empresa que trabalha única medida. Logo após a apresentação foram formuladas questões ao autor.

Na sessão 4(C) e 4 (D) o tema foi Knowledge Management / Gestão do conhecimento. Na sessão 4 (C) o moderador foi o Prof. Reginaldo Arakaki. Os trabalhos apresentados foram: A organização em comunidades de prática com o objectivo de facilitar a implementação do planejamento estratégico numa Instituição de Ensino Superior por Miguel Rombert Trigo, José Ângelo Braga de Vasconcelos, Cláudia Camelo, Práticas de gestão do conhecimento baseadas na análise do programas de T&D orientados para o atendimento do objetivo estratégico de criação e ampliação de competências: o caso do SENAI/CTAI por Marcos Dalmau, Juliana Xavier de Souza Lisboa, A aplicação de um modelo para avaliar o estágio de utilização da TI no apoio à gestão do conhecimento por Luis Naito Mendes Bezerra, Antonio Roberto Pereira Leite de Albuquerque, SIGERON - Sistema de Gerenciamento Animal do Estado de Rondônia por Ana Paula Santos Sereia, Letícia Carvalho Pivetta Fendt, A implementação de novas tecnologias do conhecimento, a comunicação e o contexto cultural organizacional por Flavio Henrique dos Santos Foguel, Alessandro Marco Rosini.

Na sessão 4(D) o moderador foi o prof. Pedro Nolasco Bonillo. Os trabalhos apresentados foram: Knowledge Management of Intellectual Capital por Feruccio Bilich, Ricardo DaSILVA, Análise de Flexibilidade em Economia da Informação:Modelagem de Equações Estruturais por Feruccio Bilich, Ricardo DaSILVA, Da Gestão da Informação à Gestão do Conhecimento - A Retórica do Recurso Mais Importante por José Rodrigues Filho, Fabrício Pereira Gomes, Gestão do Conhecimento: Um Recurso Essencial para o Sucesso de uma Organização por Graziela Oste Graziano, Isabela Oste Graziano, Osvaldo Elias Farah, Dalila Alves Corrêa. Segundo o moderador, "con respecto a la sesión que me toco coordinar aprecio mucho de la misma que se discutieron temas prácticos a nivel matemático sobre la gerencia del conocimiento y temas filosóficos sobre el conocimiento como tal, además que la ponencia final permitió la reconciliación entre la teoría y la praxis."

Na sessão 4(E) o tema foi IS and IT Governance / Governança em SI e TI e a moderação foi feita pela profa. Cristina Daí Pra Martens. Os trabalhos apresentados foram: Combinação de melhores práticas incorporadas em certificações por Gilmar Souza Santos, Proposta de Roteiro de Auditoria da Qualidade de Softwares de Sistemas de Informações Contábeis por Ilse Maria Beuren, Elizabeth Krummenacher Marçal, Os desafios da gestão de serviços de tecnologia de informação como preparação para a governança: o caso do Banco Central do Brasil por Sandra Sayuri Yamashita Nakagawa e Sistema de Previsão Índice de Desenvolvimento Humano nos municípios do Estado do Paraná: instrumento de controladoria para a tomada de decisões na gestão governamental por Jorge Eduardo Scarpin, Valmor Slomski.

A sessão 4(F) tinha como tema Innovation in IT and IS / Inovação em TI e SI e foi moderada pelo Prof. George Leal Jamil. Os artigos que compunham esta sessão eram:

A Emergência dos Canais Digitais nos Bancos de Varejo de Sylvio Kauffmann, Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha, Tecnologia da informação x inovação tecnológica no desenvolvimento de novos produtos na indústria de construção naval: um estudo de caso de Newton Narciso Pereira, Fernando José Barbin Laurindo, Perfil das Empresas Inovadoras: As Condições Facilitadoras da Aprendizagem Organizacional presentes nas Empresas Inovadoras de Produtos no Setor Eletro - Eletrônico Brasileiro de Marcos Antonio Curimbaba, Moisés Ari Zilber, Innovation networks and Virtuality de Mercy Escalante Ludeña, Adalberto Americo Fischmann, José de Jesús Pérez-Alcázar e Empreendendo Novas Tecnologias: Como se Organizar para Inovar sempre de Felipe Zurita Quadros, Bárbara Maria Soares Ramos. Segundo o moderador, todos os artigos foram apresentados. A sessão cumpriu tanto os objetivos de agenda como de conhecimento compartilhados. As contribuições foram de fontes variadas: instituições financeiras, indústria e serviço/comércio varejista. As discussões aplicadas de trabalhos de pesquisa acadêmica produziram um intercâmbio oportuno para os presentes, em termos de metodologia, estruturada pesquisa, entre outros.

A sessão 4(G) teve como tema Competitive Intelligence / Inteligëncia Competitiva e foi moderada pelo Prof. Antônio Maurício Pitangueira. Os trabalhos apresentados foram: Aplicativo para Operacionalizar o Conceito de Inteligência Estratégica Antecipativa (IEA) numa Empresa de Software por Pedro Henrique Nascimento Rodrigues de Freitas, Henrique Mello Rodrigues de Freitas, Gerson Gensas, Raquel Janissek-Muniz, A Utilização do e-HR Como Ferramenta de Inteligência Competitiva por Roberto Dantas Brandão Junior, Cristina Mori Maciel, Célia cristina Zago, ¿Que son Nanorobots? Por Laercio Henrique Simões, Lizbeth Leonor Paredes Aguilar, Sergio Takeo Kofuji, O processo de inteligência competitiva - tendências de sua utilização em empresas exportadoras por David Vernon Vieira, Francisco Correia de Oliveira. Segundo o moderador, a sessão transcorreu com normalidade. As apresentações foram de bom nível. Existiram poucas questões após cada apresentação, mas todos os questionamentos foram de ótimo nível levando, por conseguinte, debates rápidos mas enriquecedores. Portanto, o moderador considerou a sessão extremamente proveitosa para os palestrantes e os ouvintes. Para os primeiros, a oportunidade de terem percebido sugestões sobre e temática abordada; para os seguintes, a relevância dos assuntos e apresentações de qualidade.

A sessão 4(H) teve como tema Continuous Auditing / Auditoria Continua. O moderador da sessão foi o prof. Leonardo Nunes Ferreira. Os trabalhos apresentados foram: Measurement of the apparent level of Risks: A parameter for resources optimization in the process of Continuous Auditing por Joshua Onome Imoniana, Cesar Alexandre de Souza, Vicente Lentini Plantullo, Continuous auditing and analytical procedures por Eija Koskivaara, Analytical Procedures for Highly Disaggregate Data: Continuous Auditing Using Continuity Equations Models of Business Processes por Miklos A. Vasarhelyi, Alexander Kogan, Michael G. Alles, Jia Wu, Using Visualizations to Resolve Issues from Aggregation of Financial Information por Richard Dull, Lydia Schleifer, David Tegarden. Os Comentários do moderador a respeito da sessão são: A sessão foi bastante interessante, uma vez que para a maioria dos congressistas o assunto era novidade. Nesse sentido, o nível de discussão foi bastante esclarecedor e motivador para a realização de futuras pesquisas, no Brasil, a respeito da temática. É importante ressaltar que os expositores foram bastante receptivos ao debate. Inclusive, colocando-se à disposição para contatos futuros a fim de disseminar o conteúdo e forma mais profunda. No início das atividades os congressistas ficaram um pouco tímidos. Todavia, com o decorrer das apresentações o ambiente foi ficando mais descontraído. É importante ressaltar a participação do Prof. Dr. Miklos A. Vasarhelyi que muito contribuiu para a elucidação de algumas questões levantadas durante as apresentações. O assunto apresentado nos trabalhos é atualíssimo. Isso se deve ao fato do inter-relacionamento entre os seguintes assuntos: Lei Sarbanes-Oxley, Extesinble Business Reporting Language - XBRL e Continuous Auditing. O tema apresentado é multidisciplinar, uma vez que congrega conhecimentos relativos à Tecnologia da Informação, Contabilidade e Ciência da Informação. Creio que a temática apresentada foi um marco na apresentação de uma nova visão para a gestão e linguagem dos negócios.

02 JUNE / 02 DE JUNHO (FRIDAY/SEXTA)

O 3º CONTECSI contou pela primeira vez com duas sessões exclusivas para apresentação de comunicações, ou seja, artigos ainda em desenvolvimento. As duas sessões ocorreram paralelamente no dia 02 de junho.

A primeira sessão foi moderada pelo prof. Vicente Lentini Plantullo. As comunicações apresentadas foram: Auditoria Fiscal Previdenciária em Ambiente SAP por Alexandre Vivas, Uma abordagem computacional sobre cálculo de áreas por aproximações numéricas por Barbara Lutaif Bianchini , Julio Arakaki, Leila Zardo Puga Gustavo Henrique Pereira dos Santos e Marcelo Tanus Gatto, Processo de compra de Tecnologias da Informação: proposição de um modelo conceitual de decisão por Ricardo Simm Costa, Henrique Freitas e Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva para Tomada de Decisão por Raquel Janissek-Muniz, Humbert Lesca, Henrique Freitas.

A segunda sessão foi moderada por Mauricio Pereira e as comunicações apresentadas foram: Proposta de Avaliação do Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Programa de Aprendizagem "Estágio em Semiologia e Práticas Hospitalares I", Baseada em Mapas Cognitivos. por Carlos Alberto Engelhorn, Danilo Giacobo, Marcos Augusto

Hochuli Shmeil, Francieli Mognon, Museus Virtuais: como entender essa dimensão de divulgação das artes visuais diante das novas tecnologias? Por Silvia Meira, Empreendedorismo e desenvolvimento de micro e pequenas empresas: proposição de um modelo baseado na Internet para estimular a orientação empreendedora por Cristina Daí Prá Martens, Henrique Freitas, Por uma Sociedade da Informação por Lucilene Cury e Uma proposta epistemológica para a ciência da informação por Armando Malheiro da Silva.

Também no dia 2 de junho o 3º CONTECSI contou com duas inovações. Dois painéis paralelos. O painel nacional foi proferido pelo prof. Prof. Valdemar Setzer, e entitulado Sistemas para Gerenciamento de Competências. Pela presença de vários participantes do congresso neste painel, percebeu-se o grande interesse pelo tema.

O painel internacional foi proferido pelo Prof. JaeJon Kim, da Chonnam University da Korea. O Painel Wibro And Related Wireless Services In Korea também despertou a atenção de todo o público presente pela atualidade do tema e das experiências da Korea em relação do Wireless + Broadband. Ambos os painéis foram muito bem sucedidos.

A sessão 5(A) teve como tema Knowledge Management II/ Gestão do conhecimento. Foi moderada por Julio Cunha. Os trabalhos apresentados foram: Modelo de Mensuração do Nível de Conhecimento Formal das Organizações: Um Estudo De Caso Em Instituição de Ensino por Ricardo Daher Oliveira, Eduardo Schiehll, Henrique Manuel Morais Diz, Jose Antonio Arante Salles, Ferramentas de Disseminação do Conhecimento em uma Instituição de C,T&I de Defesa Nacional por Antonio Ramalho de Souza Carvalho, Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira, Carlos Cezar de Mascarenhas, As competências fundamentais do gestor de organizações na transição da Economia de Informação para a Economia do Conhecimento, por Julio Araujo Carneiro da Cunha, Sérgio Takahashi, João Luiz Passador, e Metodologias de gestão do conhecimento aplicadas a pequenos negócios: um estudo de caso desenvolvido na empresa Quentinho Indústria e Comércio de Alimentos ltda por Marcos Dalmau, Jordan Paulesky Juliani, Douglas Paulesky Juliani. Segundo o moderador, as discussões foram bastante específicas e bem aprofundadas. As apresentações estavam bem argumentadas e gerou um debate de bom nível. O trabalho de Carvalho, Oliveira e Mascarenhas recebeu menção honrosa no 3º CONTECSI.

A sessão 5(B) teve como tema novamente Knowledge Management / Gestão do conhecimento. O moderador da sessão foi o prof. Oscar Dalfovo. Os trabalhos apresentados foram: Constituição de grupos estratégicos de trabalho da Informação como uma ferramenta de gestão do conhecimento numa Instituição de Ensino Superior Privado por Miguel Rombert Trigo, Sandra Raquel Pinto Alves, Luc Marie Quoniam, Marici Gramacho Sakata; Gestão do Conhecimento no Setor Público: do discurso à prática por Fabrício Pereira Gomes e José Rodrigues Filho e Hacia una Cybercultura en Chile por Martin Montalva. Segundo o moderador, as palestras ocorreram normalmente, atendendo o horário de início e término de cada palestra. Houve uma boa discussão, inclusive, estavam presentes nesta discussão, pesquisadores do Brasil, Chile, Argentina, Portugal e França. As discussões ao final das palestras foram bastante proveitosas.

Na sessão forum 5(C) o tema principal foi novamente Innovation in IT and IS / Inovação em TI e SI . A moderadora da sessão foi Cristina Dai Prá Martens. Os trabalhos apresentados foram: Supply Chain Management: Concepção Teórica e Desafios Práticos por Fulvio Cristofoli, Vicente Lentini Plantullo, VOIP: Benefícios e Implementação por Fulvio Cristofoli, Antonio Carlos Lago Junior, Carlos Henrique Feiteira, Proposta De Um Modelo De Mensuração De Desempenho E Sua Validação Em Uma Empresa Industrial por Hong Yuh Ching, Modelando e Executando Workflow com Técnicas de Planejamento Apoiado em Inteligência Artificial por Jony Teixeira de Melo, Lucas Bucci da Silveira, Carlos Roberto Lopes. Segundo a moderadora, os trabalhos desta sessão de Inovação em TI e SI eram de assuntos bastante diferentes, proporcionando um conhecimento mais abrangente de cada um dos temas, porém um debate mais limitado.

Na sessão 5(D) o tema abordado foi a Internet. Os trabalhos apresentados foram: Protótipo para auxiliar no controle de vulnerabilidades em serviços da internet por Tatiana Annoni Pazeto, Alexandre Anderson dos Santos, As ações de marketing nas empresas têxteis de médio e grande porte na utilização da internet como instrumento estratégico por Fernanda Schroeder Macha Ostetto, Juarez Perfeito, Oscar Dalfovo, Paulo Mauricio Selig e E-mail in the workplace: a blessing or a curse? por Marta Rocha Camargo.

Na sessão 5(E) o tema principal foi IT Public Policies / Políticas públicas Em TI. A sessão foi moderada por Ana Alice Vilas Boas. Os trabalhos apresentados foram: Modernização da gestão municipal apoiada na transferência do conhecimento e na tecnologia da informação: cadastro único por Antonio Ramalho de Souza Carvalho, Carlos Cezar de Mascarenhas, Francisco Cristovão Lourenço de Melo, Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira, Aspectos da política industrial de apoio ao desenvolvimento da indústria brasileira de semicondutores por Milton de Abreu Campanário, Marcello Muniz da Silva, Ricardo Leonardo Rovai, Tiago Ribeiro Costa e Diagnóstico e Plano Estratégico da Tecnologia da Informação no Setor Público do Estado de Sergipe por Cristina de Menezes, Maria Conceição Melo Silva. Segundo a moderadora, foram apresentados três artigos. Os apresentadores tiveram 25 minutos para apresentação e em seguida passava-se as perguntas. Teve uma pessoa na platéia que apresentou ótimas considerações, como por exemplo: Quais as referências de TI e PE em TI para a gestão Pública? Quais as implicações de se utilizar/adotar o Cadastro Único na Administração Municipal? Gerando um bom debate.

Na sessão fórum 5(F) o tema foi IT Governance / Governança em TI. A sessão foi moderada por Adolfo Alberto Vanti e os trabalhos apresentados foram: Proposta para aplicação da sistemografia no modelo de gestão de projetos descrito no pmbok por Fernando Alexandre Rodrigues Gambôa, Ettore Bresciani Filho, Segurança da Informação em Instituições Culturais por Roberto Sanches Padula, Governo Eletrônico: uma avaliação dos websites das Secretarias de Receita Estaduais da Fazenda da região Nordeste do Brasil por Juliene Gama Tenório, Sebastião Marcos Campelo, Aldemar de Araújo Santos, José Francisco Ribeiro Filho e Gestão da Segurança da Informação - Um instrumento para agregar valor aos processos de negócios e não para penalizar o usuário por João Carlos Soares de Alexandria. Segundo o moderador, as palestras foram bem apresentadas e dentro do tempo pré-determinado. O nível de debate foi adequado às expectativas do moderador. O interesse maior ficou relacionado à segurança de sistemas. Destacando-se também a aplicação do método de sistemografia para o modelo de gestão de projetos.

A sessão 5(G) teve como tema Financial and Accounting Inf. Systems/Sistemas de Inf. Contábeis e Financeiros. A moderação foi feita pela prof.a Jussara Pimenta da POLI-USP. Os trabalhos apresentados foram: Identificação das Necessidades de Informações Contábeis de Pequenas Empresas para Tomada de Decisão Organizacional por Angela Maria Stroeher, Henrique Mello Rodrigues de Freitas, Contribuição dos sistemas de informação como suporte à tomada de decisão: um estudo em Empresas de Pequeno Porte do Setor Hoteleiro do Município de Maceió - AL por Alexandre César Batista da Silva, Aldemar de Araújo Santos, Elyrouse Cavalcante de Oliveira, Josiel Francisco Barbosa, O Gerenciamento das Informações Contábeis no Setor de Confecções na Cidade de Toritama: Uma análise dessas Informações na Capital do Jeans por Wenner Glaucio Lopes Lucena, Marconi Araújo Rodrigues e Análise de risco de crédito com o uso de modelos de regressão logística e algoritmos genéticos por Maria Aparecida Gouvêa, Eric Bacconi Gonçalves. Segundo a moderadora, as apresentações foram boas. Alguns artigos ainda precisam ser mais bem desenvolvidos no referencial teórico. O artigo de Gouvêa e Golçalves estava muito bem estruturado e fundamentado. Houve discussões e contribuições para melhoria dos trabalhos. Os temas geraram interesse dos presentes.

A sessão 5(H) também teve como tema a Internet, assim como a sessão 5 (D). A sessão foi moderada pelo prof. Armando Malheiro de Portugal. Os trabalhos apresentados foram: Gestão De Mitos E Barreiras Do "Electronic Business" por Odair Oliveira de Lima, Adoção e Uso do Comércio Eletrônico (CE) em Pequenas e Médias Empresas (PMEs) da Região Metropolitana do Recife (RMR) por André Felipe de Albuquerque Fell, José Rodrigues Filho e Fatores Críticos de Sucesso no Comércio Eletrônico sob a Ótica do Consumidor por Ruthberg dos Santos, Ayala Liberato Braga, Eliézer de O. Figueiredo, Manuela Davila.

O 3º CONTECSI também se preocupou em destacar os melhores trabalhos, tanto do ponto de vista acadêmico quanto prático, apresentados no evento. Para tanto foram levados em consideração os pareceres dos membros do comitê científico para a classificação dos três melhores trabalhos.

D) TRABALHOS QUE RECEBERAM MENÇÃO HONROSA NO 3º CONTECSI-2006:

Menção honrosa conferida aos três melhores trabalhos apresentados no evento.

  • Ferramentas de disseminação do conhecimento em uma instituição de CT&I de defesa nacional

    Antonio Ramalho de Souza Carvalho

    Edson Aparecido de Araújo Querido Oliveira

    Carlos Cezar de Mascarenhas

  • CRM, Apprentissage et Contrôle Organizationnel

    Christophe Benavent

    Olivier de La Villarmois

  • Análise de Flexibilidade em Economia de Informação: Modelagem de Equações Estruturais

    Feruccio Billich

    Ricardo DaSilva

    Paulo Ramos

E) ESTATÍSTICAS DO 3º CONTECSI:

Foram recebidos 177 trabalhos:

  • Sendo 79% do Brasil e 12% do Exterior.

  • Do Brasil foram recebidos trabalhos de 17 Estados

  • As avaliações de trabalhos resultaram em:

  • 40% aceitos

  • 48% aceitos condicionados a revisão e sugestões dos avaliadores

  • 10% não aceitos

Foram apresentados:

  • 177 trabalhos representando um total de 303 autores/co-autores.

Estiveram presentes:

  • 232 Participantes

Ocorrerão durante os 3 dias do evento:

  • 43 sessões paralelas de apresentação de trabalhos

      125 artigos apresentados em Sessões Paralelas43 artigos em Fórum9 comunicações

Foram proferidas:

  • 19 Palestras Internacionais

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Analysis of papers by research topic / Análise de artigos por temática

Instituições e Departamentos representadas no 3º CONTECSI através de autores e participantes:

  • APADA - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos

  • Autbank Projetos e Consultoria Ltda.

  • Centro de Informática e Automação de Santa Catarina - CIASC

  • Centro de Integração Empresa Escola - CIEE

  • Centro Redes / CONICET

  • Centro Universitário de Jales

  • Centro Universitário FIEO

  • Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná

  • Centro Universitário Monte Serrat

  • Centro Universitário Nove de Julho - UNINOVE

  • Centro Universitario SENAC

  • Centro Universitário UNIVATES

  • CERAG - UPMF Grenoble 2

  • Clemson University

  • College of Business, Chonnam National University

  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico - Cnpq

  • ESALQ/USP

  • Escola de Administração de Empresas de São Paulo -

    Fundação Getulio Vargas

  • Escola Politecnica da Universidade de Sao Paulo

  • ESTiG - IPB, Portugal

  • Faculdada Adventista de Administração da Bahia

  • Faculdade de Administração e Informática Paulista

  • Faculdade de Engenharia de Guaratingueta - UNESP / FEG

  • Faculdade de Tecnologia Pastor Dohms

  • Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN

  • Faculdade União Americana

  • Faculdade Vale do Ipojuca - FAVIP

  • Faculdades Alves Faria

  • Faculdades Integradas Campo Grandenses

  • Faculdades Integradas de Cruzeiro

  • Faculdades Integradas Pedro Leopoldo

  • FUCAPE

  • Fundação de Pesquisa Alagoana - FAPEAL

  • Fundação Instituto de Ensino Para Osasco - UNIFIEO

  • Fundação Pedro Leopoldo

  • Fundação Santo André

  • Fundação Vanzolini

  • Instito Politécnico de Bragança, Portugal

  • Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN

  • Instituto de Pesquisas Tecnologicas - IPT

  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

  • Instituto Nacional do Câncer

  • Instituto Stela

  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA

  • Laboratoire CREG et Laboratoire LIUPPA, França

  • Museu de Arte Contemporanea da Universidade de São Paulo

  • PMIRPGCC - UNB/UFPB/UFPE/UFRN

  • Pontifícia Universidade Católica de Campinas

  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná

  • Pontifícia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul

  • Rutgers University

  • Sociedade Educacional Três de Maio

  • Turku School of Economics and Business Admistration, Finlandia

  • Uniao das Escolas Superiores de Lucas do Rio Verde - Univerde

  • União Metropolitana de Educação e Cultura

  • Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

  • UNiFEI

  • Unitech Tecnologia de Informação Ltda.

  • Universidad Autónoma del Estado de México, México

  • Universidad Central de Venezuela, Venezuela

  • Universidad de las Andes, Colombia

  • Universidad de Santiago de Chile, Chile

  • Universidade Católica de Brasília

  • Universidade Católica de Goiás

  • Universidade Católica de Goiás

  • Universidade Católica de Santos - UNISANTOS

  • Universidade Comunitária Regional de Chapecó

  • Universidade Cruzeiro do Sul

  • Universidade de Aveiros, Portugal

  • Universidade de Cuiabá - UNIC

  • Universidade de Fortaleza

  • Universidade de Montreal, Canada

  • Universidade de Sao Paulo

  • Universidade de São Paulo - EACH

  • Universidade de São Paulo -

    FEA

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade - FEA/USP

  • Universidade de Taubaté - UNITAU

  • Universidade do Sul do Estado de Santa Catarina - UNISUL

  • Universidade do Vale do Paraíba

  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

  • Universidade Estácio de Sá

  • Universidade Estadual de Maringá

  • Universidade Estadual de Ponta Grossa

  • Universidade Estadual Paulista - UNESP

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

  • Universidade Estatudual Paulista

  • Universidade Federal de Pernambuco

  • Universidade Federal de Santa Catarina

  • Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

  • Universidade Federal de Sergipe

  • Universidade Federal de Uberlândia

  • Universidade Federal de Uberlandia - UFU

  • Universidade Federal do Ceará

  • Universidade Federal do Paraná - UFPR

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PPGA/EA/UFRGS

  • Universidade Federal Fluminense

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

  • Universidade Fernando Pessoa (UFP)

  • Universidade Fumec

  • Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP/SP

  • Universidade Metodista de São Paulo

  • Universidade Norte do Paraná

  • Universidade Paranaense - UNIPAR

  • Universidade Paulista - UNIP

  • Universidade Presbiteriana Mackenzie

  • Universidade Regional de Blumenau (FURB)

  • Universidade Salgado de Oliveira

  • Université de Pau et des Pays de l''Adour, França

  • Université du Sud Toulon Var, França

  • Unochapeco

  • Walden University, EUA

Entre outras

  • **
    Contribuíram para este relatório os seguintes professores/moderadores de sessão: Adalberto Fischman, Adilson Yoshikuni, Adolfo Alberto Vanti, Ana Alice Vilas Boas, Antonio Balloni, Antônio Maurício Pitangueira, Armando Malheiro, Cristina Dai Prá Martens, Dierone César Foltran, Edson Luiz Riccio, Fernando Alexandre Rodrigues Gamboa, Fernando José Barbin Laurindo, Fulvio Cristofoli, George Leal Jamil, José Alfredo Ferreira Costa , Jose Alonso Borba, Jose Jesus Alcazar, José Rodrigues Filho, Joshua Onome Imoniana, Julio Cunha, Jussara Pimenta, Leonardo Nunes Ferreira, Luc Quoniam, Maria Aparecida Gouvêa, Marta Camargo, Mauricio Pereira, Miguel R. Trigo, Nelma Terezinha Zubek Valente, Oscar Dalfovo, Pedro Nolasco Bonillo, Rejane Maria da Costa Figueiredo, Ricardo Leonardo Rovai, Ruthberg dos Santos, Sergio Gozzi
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      21 Fev 2011
    • Data do Fascículo
      2006
    TECSI Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação - FEA/USP Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 FEA 3, 05508-900 - São Paulo/SP Brasil, Tel.: +55 11 2648 6389, +55 11 2648 6364 - São Paulo - SP - Brazil
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