Acessibilidade / Reportar erro
JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management, Volume: 1, Número: 1, Publicado: 2004
  • Editorial

    Riccio, Edson Luiz
  • Un modelo asociativo con base tecnológica para la competitividad de PyMes: caso floricultor colombiano

    Giraldo, Olga Lucia; Herrera, Andrea

    Resumo em Espanhol:

    La globalización ha abierto los mercados haciendo que la tecnología desempeñe un papel clave en la búsqueda y logro de competitividad. Este estudio, basado en el enfoque de cluster, primero analiza la competitividad a la luz del diamante de Porter, de las PyMes colombianas centrándose en el sector floricultor; segundo estudia las áreas donde las tecnologías de información tendrían mayor impacto; y tercero propone soluciones asociativas, basadas en el modelo de ASP, para lograr que las PyMes tengan acceso a soluciones empresariales de clase mundial en tecnología a costo razonable, incrementado su eficiencia, productividad y calidad.

    Resumo em Inglês:

    Globalization has opened markets where technology plays a key role in the search and achievement of competitiveness. This study, based on the cluster approach, first analyzes competitiveness of Colombian PyMes using diamond of Porter point of view, centered in florist sector; second it studies areas where information technologies would have higher impact; and third proposes associative solutions, based on the pattern of ASP, in order to provide PyMes access to world class technology managerial solutions at reasonable cost, increasing their efficiency, productivity and quality.
  • A tecnologia da informação como suporte à gestão estratégica da informação na pequena empresa

    Moraes, Giseli Diniz de Almeida; Terence, Ana Cláudia Fernandes; Escrivão Filho, Edmundo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é discutir a contribuição da Tecnologia da Informação (TI) como suporte à gestão estratégica da informação nas pequenas empresas. Trata-se de uma questão extremamente importante para este setor, no qual são escassas as informações sobre o assunto e pouco conhecimento se tem de sua relevância no processo estratégico. Em decorrência deste fato, a maior parte dos dirigentes de empresas de pequeno porte não visualiza a tecnologia da informação como uma ferramenta capaz de auxiliar no processo decisório e cumprir propósitos estratégicos, empregando-a, muitas vezes, apenas em tarefas administrativas e operacionais. Outro motivo que contribui para que a tecnologia da informação ainda não se encontre disseminada no segmento das pequenas empresas é a falta de sua adequação a este ambiente, no qual é implementada, sem que se considerem suas especificidades de gestão. A literatura sobre o assunto apresenta uma série de barreiras a serem transpostas, para se utilizar a tecnologia da informação no processo estratégico das pequenas organizações, tais como: implementar tecnologias acessíveis financeiramente, conseguir maior envolvimento do proprietário-dirigente no processo de implementação, fornecer treinamento e educação apropriados aos funcionários e proprietários. Assim sendo, no âmbito das pequenas empresas, é relevante fazer pesquisas que viabilizem a adequação da tecnologia da informação às suas necessidades, para melhoria de sua gestão estratégica.

    Resumo em Inglês:

    The present article aims to discuss the contribution of information technology (IT) as a support to the strategic management of information in small businesses. This is a relevant subject to this sector, in which the information on the subjects is scarce and there is little knowledge of its relevance in the strategic process. Thus, most entrepreneurs do not visualize the information technology as a tool capable of aiding in the decision and strategic process, using it, many times, just in administrative and operational tasks. Another reason that contributes to a minor dissemination of the information technology in the small businesses segment is its lack of adaptation to the environment, where it is implemented without considering the principal management specificities of the small enterprises. The literature about the use of information technology in the strategic process of small organizations shows a series of obstacles to be overcome, such as: implementing financially accessible technologies, involving the entrepreneur in the implementation process and supplying adapted training to employees and entrepreneurs. Therefore, for small businesses it is relevant to develop researches that allow the adaptation of information technology to its needs to improve the strategic management.
  • Método para gestão de riscos em implementações de sistemas ERP baseado em fatores críticos de sucesso

    Gambôa, Fernando Alexandre Rodrigues; Caputo, Márcio Saez; Bresciani Filho, Ettore

    Resumo em Português:

    A partir da segunda metade dos anos 90, a implementação dos sistemas integrados de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning - ERP) aparece como um dos principais focos de investimento relacionados à utilização de tecnologia de informação nas empresas, que visavam obter vantagens competitivas por meio de redução de custo e diferenciação de produtos com a utilização destes sistemas. A implementação dos sistemas ERP revelou-se mais do que um projeto de tecnologia, envolvendo mudanças estruturais e comportamentais, tornando-se um processo complexo e de alto risco para as organizações. Na literatura especializada sobre ERP, encontram-se muitos exemplos das dificuldades deste tipo de projeto e de implementações que não atingiram os objetivos esperados, frustrando as expectativas dos contratantes. O presente trabalho descreve, primeiramente, o desenvolvimento de um método de gestão de risco para implementações de sistemas ERP, baseado nos chamados fatores críticos de sucesso. Em seguida, é analisado um caso de aplicação do método proposto, detalhando os passos e os resultados obtidos até o momento. Ao final, são apresentadas evidências de como o método ajuda a melhorar a gestão de risco nas implementações de ERP.

    Resumo em Inglês:

    From the second half of years 90, the Enterprise Resource Planning (ERP) systems implementation appears like one of the main investment focos related to the use of information technology in the companies, which aimed to acquire competitive advantages through cost reduction and differentiation of products with the use of these systems. ERP implementation showed to be much more than a technology project, involving structural and mannering changes, becoming a complex and high risk process for the organizations. In the literature specialized on ERP, there are many examples of the difficulties of this type of project and about implementations that had not reached the expected objectives, frustrating the expectations of the contractors. The present work describes, first of all, the development of a risk management method to ERP systems implementation, based on critical success factors. Then, a case of application of the considered method is analyzed, detailing the steps and the results gotten until the moment. To the end, evidences regarding to how the method helps to improve risk management during ERP implementations are presented.
  • Factores condicionantes da inovatividade no comportamento de compra na Internet

    Ferreira, Fernando Colmenero; Serra, Elisabete Magalhães

    Resumo em Português:

    As diversas estimativas sobre o comércio electrónico e as suas implicações, entusiasmam tanto as empresas como os consumidores. Contudo, mais importante que a quantificação do fenómeno, é a compreensão deste em si mesmo, visto a Internet poder assumir-se como uma ferramenta empresarial com repercussões positivas nos negócios que actualmente se desenvolvem, bem como um mercado potencial onde se podem realizar transacções. Neste estudo, procura-se identificar os factores mais relevantes na configuração e apresentação da oferta cujos impactos permitem desencadear uma determinada decisão de compra, bem como, verificar a relação entre o grau de entretenimento, agradabilidade/facilidade de uso e implicação /envolvimento com a informação de cada Website e a adopção de comportamentos de compra inovadores.

    Resumo em Inglês:

    The several discussions about the electronic commerce and their implications encourage as much the companies as the consumers. However, more important than the quantification of the phenomenon, is the understanding of itself, as the Internet can be assumed as a business tool with positive repercussions in the businesses, as well as the potential market where transactions can be realized. In this study, we tried to identify the most relevant factors in the configuration and presentation of the offer whose impacts allow to unchain a certain purchase decision, as well as, to verify the relationship among the degree of entertainment, enjoyment/user-friendliness and the implication/involvement with the information of each Website and the adoption of innovative buying behaviour.
  • OBELISCO, contenido web al alcance de la mano

    Valera, Ramón

    Resumo em Espanhol:

    El principio básico para el diseño y manejo de cualquier sitio Web en la Internet o en una Intranet, se centra en que debe ser atractivo, fácil de manejar, confiable, exacto y actualizado. Cuando estos son administrados por una persona y la información generada en los distintos niveles de la organización sobrepasa su capacidad, nos encontramos con sitios Web desactualizados, inexactos y poco coherentes, que puede socavar la imagen y credibilidad de una empresa en el mundo de la Internet. Ante esta problemática surge la necesidad de crear una herramienta que automatice el proceso de creación, aprobación y distribución de la información, garantizando la coherencia y la presentación del mismo, usando un proceso sencillo y concreto, de esta manera nace OBELISCO, una herramienta basada en APIs de código abierto que con interfaces amigables y sencillas permiten a usuarios con poca o ninguna experiencia en tecnología colocar sus trabajos en la Web.

    Resumo em Inglês:

    The basic principle for design and handling of any Website in the Internet or Intranet is centered in the attractiveness, easy to manage, up-to-date, reliability and accuracy. When they are administered by a person and the information generated in different levels of the organization surpasses their capacity, we find places outdated, inexact and not very coherent that can tunnel the image and credibility of a company in the world of the Internet. Due to this problem arises the necessity of creating a tool that automates the creation process, approval and distribution of the information, guaranteeing its coherence and presentation, using a simple and concrete process, this way OBELISCO emerges, as a tool based on APIs open code with friendly and simple interfaces that allows users with little or no experience in technology to place its works in the Web.
  • Um estudo exploratório do papel das tecnologias de Internet no campo de manutenção industrial: gestão do conhecimento é o futuro?

    White, Tim

    Resumo em Português:

    Estudo exploratório sobre a possibilidade da tecnologia Internet impactar uma atividade industrial específica. A Manutenção Industrial foi por muito tempo a relação pobre na indústria apesar de ser indispensável tanto no processo contínuo de fabricação como na produção. A pesquisa parte da premissa de que a manutenção tem duas funções-chave que podem ser relacionadas à disciplina de administração. Estas são: a aquisição de peças sobressalente ligadas as compras; e o desenvolvimento dos técnicos, engenheiros e pessoal subcontratado que são supervisionados juntamente por gerentes de produção, compra e de recurso humano. A aproximação adotada foi de uma revisão de práticas atuais seguida por um estudo com um informante chave. Foram entrevistados os peritos em várias áreas industriais principais junto com um líder de opinião de uma Federação de Manutenção Européia para analisar até que ponto a tecnologia é provável de afetar tanto a compra de sobressalentes como a gestão da informação.

    Resumo em Inglês:

    This is an exploratory study of how Internet technologies are likely to have an impact on a specific industrial activity. Maintenance has long been the poor relation in industry despite being indispensable both in continuous process manufacturing and in discrete production. The research starts from the premise that maintenance has two key functions that can be related to management disciplines. These are the acquisition of spare parts, which is attached to purchasing and the deployment of technicians, engineers and subcontractor personnel which is jointly supervised by production, purchasing and human resource managers. The approach adopted was a review of current practices followed by a key informant study. Experts in several major industrial concerns were interviewed along with an opinion leader from a European maintenance federation were interviewed to analyse to what extent technology take-up is likely to affect both purchasing of spares and information management.
  • 1º CONTECSI - Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação

    Riccio, Edson Luiz; Sakata, Marici Gramacho; Valente, Nelma Terezinha Zubek
  • Resenha Literária

    Riccio, Edson Luiz
TECSI Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação - FEA/USP Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 FEA 3, 05508-900 - São Paulo/SP Brasil, Tel.: +55 11 2648 6389, +55 11 2648 6364 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: jistemusp@gmail.com