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JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management, Volume: 4, Número: 2, Publicado: 2007
  • Workflow modelling within selected departments of the public administration focused on the regional office

    Capek, Jan; Bata, Robert

    Resumo em Inglês:

    E-government means more likely transformation in nature, affecting the management of human, technological and organisational resources processes. Some authorities state that an integrated process model should make it easy to identify possible ways for improvement. Instruments like Petri-Nets can be suitable for partial solutions in public administration. The main advantages of Petri nets are their graphical notation, their simple semantics, and the rich theory for analyzing.
  • Um modelo competitivo baseado em ferramentas software livre para a gestão tecnológica de organizações: a promoção do conhecimento corporativo e da inovação tecnológica em uma graduação tecnológica

    Roloff, Mário Lucio; Oliveira, Rubens Araújo de

    Resumo em Português:

    O artigo discute a temática da gestão tecnológica, onde a pesquisa é focalizada na eleição das melhores ferramentas tecnológicas software livre para a promoção da gestão do conhecimento. O artigo evidencia a hipótese de que é possível adotar a gestão do conhecimento com a união e a customização das ferramentas software livre. De tal maneira, que toda organização possa atuar na gestão tecnológica e aplicar uma política de gestão do conhecimento, seja em uma micro-empresa ou em uma grande corporação. Um estudo de caso é apresentado em um curso de graduação tecnológica de um Centro Federal de Educação Tecnológica. O estudo de caso apresenta a pesquisa e o desenvolvimento de um modelo inovador para a gestão do curso. Finalmente, os autores defendem que este modelo pode ser aplicado em outras organizações baseados em uma série de resultados e nas suas conclusões obtidas com a pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the thematic of the technological management, where the research is focused on the choice of the best technological free software tools for the promotion of the knowledge management. This article evidences the hypothesis that it is possible to adopt the knowledge management with the union and customization of the free software tools. In such a way, any organization can act in the technological management and apply the politics of knowledge management, either to a micro-company or a great corporation. A case study is presented in a technological undergraduate course of a Federal Center of Technological Education. The study case presents the research and the development of an innovative model of management for the course. Finally, the authors defend that this model can be applied to other organizations based upon a series of results and conclusions.
  • Dinâmica das interações entre ERP e conhecimento organizacional na pós-implementação: um estudo de caso interpretativo

    Ludmer, Gilson; Falk, James Anthony

    Resumo em Português:

    Os sistemas integrados de gestão (ERP) constituem um fenômeno de dimensão relevante no mundo dos negócios atual. Pelas próprias características de sua construção e funcionamento, os ERPs podem influenciar substancialmente aspectos relevantes, relacionados ao conhecimento organizacional. O interesse central deste trabalho é a busca da compreensão da dinâmica das interações destas tecnologias com o conhecimento organizacional na fase de pós-implementação, em uma organização de serviços. Desse modo, foi realizado um estudo de caso com utilização de abordagem interpretativa em uma das regionais de uma empresa de serviços de telecomunicações instalada no Brasil. As interpretações dos resultados indicaram que o ERP foi visto como desempenhando o papel de tecnocrata, influenciando e sendo influenciado pela racionalidade dominante. Também foram observadas muitas limitações no espaço para aprendizado, inovação local e contestação dos conhecimentos inscritos no ERP.

    Resumo em Inglês:

    Enterprise Resource Planning- ERP systems constitute a phenomenon of relevant dimension in the current business world. Due to their own construction and operation characteristics, ERPs can substantially influence relevant aspects related to organizational knowledge. The central interest of this article is to understand the interaction dynamics of these technologies with organizational knowledge in a post-implementation phase of an ERP system within a service oriented organization. For this, a case study was performed using an interpretative approach of analysis in a regional telecommunication service organization installed in Brazil. The interpretations of the results of the study indicate that the ERP system was playing a technocratic role, influencing and being influenced by dominant rationality. Substantial limitations were observed with regards to the space for learning, local innovation and concerning the contestation on the knowledge embedded in the ERP system itself.
  • Arquitetura e coopetição em redes interorganizacionais

    Rodrigues, Leonel Cezar; Maccari, Emerson Antônio; Riscarolli, Valéria

    Resumo em Português:

    As empresas estão reconcebendo seus negócios com base nos princípios da horizontalização dos negócios. Isto as leva a transferirem a maior parte de suas atividades primárias e secundárias às empresas parceiras. Neste processo, a empresa gere seu negócio em rede com organizações parceiras. Aqui, se analisa a rede interorganizacional da Cia. Hering, a maior rede do vestuário de malhas da América Latina (IEMI,2004), usando-a como estudo de caso, com base num modelo teórico - estrutura "raios de sol"de Quinn et. al. (2001) - de rede interorganizacional. Os principais resultados indicam conformidade estrutural e grau de coopetição incipiente, com os princípios do modelo teórico.

    Resumo em Inglês:

    Business executive are rethinking business concept, based on horizontalization principles. As so, most organizational functions are outsourced, leading the enterprise to build business through a network of organizations. Here we study the case of Cia Hering's network of organizations, a leader in knit apparel segment in Latin America (IEMI, 2004), looking at the network's structure and levels of cooptation. A theoretical model was used using Quinn et al. (2001) "sun ray" network structure as basis to analyze the case study. Main results indicate higher degree of structural conformity, but incipient degree of coopetation in the network.
  • Capacidades e atores na gestão de sistemas ERP: um estudo exploratório entre usuários corporativos do ERP da SAP

    Souza, Cesar Alexandre de; Zwicker, Ronaldo

    Resumo em Português:

    Os sistemas ERP constituem importante componente da arquitetura corporativa de informações da maioria das empresas de grande e médio porte. Assim, as atividades realizadas, para sustentar o alinhamento deste componente às necessidades do negócio, conduzir sua evolução e manter sua plena operação, adquirem importância crescente nas empresas. Essas atividades dependem de capacidades da área de TI e da participação de diversos atores, internos e externos à empresa usuária, o que determina desafios peculiares para a gestão de sistemas ERP. Este trabalho reúne dois modelos da literatura em uma proposta de análise para a gestão de sistemas ERP, que considera as capacidades exigidas e os atores envolvidos. Com base nessa proposta, foi realizada uma pesquisa exploratória com objetivo de determinar o quão presentes se fazem os atores e as capacidades essenciais da área de TI na gestão de sistemas ERP. Os resultados sugerem a efetiva participação de apenas parcela dos atores e capacidades.

    Resumo em Inglês:

    ERP systems are now an important component of information technology architecture in most large and medium sized companies. As such, it is inevitable that the activities undertaken to align this component to business requirements, conduct its evolution and ensure its performance and availability become increasingly important to companies' IT areas. Success of these activities relies upon knowledge and participation of various actors inside and outside the IT area, imposing challenges not observed in internally developed systems. This paper proposes a model for the analysis of ERP systems management based on a previous work on the subject with the inclusion of the IT capabilities model and a description of the actors (stakeholders) involved in the process of using an ERP system in a company. The proposed model is the basis for an exploratory survey conducted with 85 Brazilian companies whose results also comprise this text. The results suggest that only part of the capabilities is present and only part of the actors effectively participates on the ERP systems management effort.
  • Interação com clientes na economia digital: um estudo de caso múltiplo

    Cozer, Mateus Tavares da Silva

    Resumo em Português:

    No contexto da economia digital, a interação com clientes é fundamental para qualquer empresa que pretende ser competitiva a longo prazo. Este trabalho de pesquisa tenta fornecer algumas respostas concretas neste mar de informações complexas que é a Internet. O foco é a customização dinâmica em web sites voltados para B2B (do inglês, Business-to-Business- o equivalente a transações comercias entre empresas via internet) e o objetivo é construir um modelo de análise que caracterize a interação virtual com clientes. Como operacionalizar o conceito de customização dinâmica? Venkatraman (1998) define o conceito baseado em três princípios: modularidade, inteligência e organização. A pesquisa baseia-se no Modelo de Interação e suas variáveis são: "Produtos Experenciáveis", Modularidade, Inteligência Artificial, Organização (voltada para o mercado) e Comunidades Virtuais. Foram estudadas duas organizações: uma com um produto físico e outra com um produto virtual, e apresentados resultados de uma pesquisa qualitativa.

    Resumo em Inglês:

    On a digital economy context, customer interaction is fundamental to any company to provide competitive advantage. This research intends to give concrete answers for the sea of information complexity which is the Internet. The main case is to build a model of digital customer interaction. Customization extends beyond targeted media to include the design and delivery of the product itself. Venkatraman (1998) defines dynamic customization based on three principles: modularity, intelligence and organization. The research is based on Interaction Model and its variables are: Products, Modularity, Artificial Intelligence, Market driven organization, and virtual communities. Two organizations were studied, one with physical product and another with virtual product, and the results were shown from a qualitative research.
  • Resultados do 4º CONTECSI

    Riccio, Edson Luiz; Sakata, Marici Gramacho; Azevedo, Renato Ferreira Leitão; Valente, Nelma Terezinha Zubek

    Resumo em Português:

    Procuramos reconstruir neste documento os momentos que mais se destacaram no 4º CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management - Congresso Internacional de Tecnologia e Sistemas de Informação, realizado nos dias 30 e 31 de maio e 01 de junho de 2007 pelo TECSI/EAC/FEA/USP na Universidade de São Paulo. O propósito é documentar o evento e divulgar o resumo das sessões e palestras a todos, incluindo nessa divulgação os que não estiveram presentes. O esforço de todos os envolvidos foi fundamental para a concretização deste evento.
TECSI Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação - FEA/USP Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 FEA 3, 05508-900 - São Paulo/SP Brasil, Tel.: +55 11 2648 6389, +55 11 2648 6364 - São Paulo - SP - Brazil
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