VALIDAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS NO EXERCÍCIO (BPNES)

Luciane Cristina Arantes da Costa João Maroco Lenamar Fiorese Vieira Sobre os autores

RESUMO

O objetivo do estudo foi a validação transcultural do questionário de Necessidades Psicológicas no Exercício (BPNES) com alunos brasileiros. Participaram três tradutores envolvidos no processo de tradução, três especialistas em Psicologia do Esporte e 403 alunos. O instrumento utilizado foi o BPNES com 12 itens que avaliaram as necessidades psicológicas básicas dos alunos (autonomia, competência e relacionamento). Para análise dos dados utilizou-se os coeficientes de validade de conteúdo, kappa, alfa de Cronbach, correlação intraclasse e análise fatorial confirmatória. Os resultados mostraram que a versão para a língua portuguesa contém questões apropriadas para clareza de linguagem e relevância prática (CVC>,81), apresenta consistência interna (α=,83) e confiabilidade teste-reteste satisfatória (R=,87). A análise fatorial confirmatória apresentou coeficientes de ajuste adequados (X2/gl=2,10, GFI=,95, CFI=0,96, TLI =,95, RMSE=,05). Conclui-se que a versão na língua portuguesa para alunos brasileiros do BPNES mostrou-se válida para avaliar os construtos de motivação (autonomia, competência e relacionamento) no contexto educacional.

Palavras-chave:
Motivação; Esporte; Psicológico; Questionário; Psicometria

Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790 - cep: 87020-900 - tel: 44 3011 4315 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revdef@uem.br