RESUMO
O objetivo deste artigo é descrever e analisar a formação acadêmica e os desafios para a produção científica a partir das possibilidades de publicação na pós-graduação em Educação Física no Rio de Janeiro. Empregou-se uma pesquisa documental utilizando os editais dos três programas de pós-graduação do Rio de Janeiro, publicações oficiais da CAPES e periódicos da educação física. Evidenciou-se elevado número de docentes da biodinâmica e um baixo quantitativo das sociocultural e pedagógica, ainda que somados. Após analisados 2083 periódicos da área, desvela-se a desproporcionalidade entre as subáreas, sendo quase 70% específicos da biodinâmica. O manuscrito aponta o baixo número de programas em educação física, desequilíbrio entre as subáreas e a escassez de periódicos como motivos que dificultam a formação acadêmica e a produção científica para as subáreas sociocultural e pedagógica.
Palavras-chave:
Ciências do Esporte; Formação Continuada; Formação de Professores
Legenda: Categorias: PNB - periódicos nacionais da biodinâmica; PIB - periódicos internacionais da biodinâmica; PNSP - periódicos nacionais das subáreas sociocultural e pedagógica; PISP - periódicos internacionais das subáreas sociocultural e pedagógica; PNA - periódicos nacionais com ambas as subáreas; PIA - periódicos internacionais com ambas as subáreasFonte: Os autores
Legenda: os periódicos mais abrangentes (nacionais e internacionais de ambas às subáreas), não foram inseridos na