Acessibilidade / Reportar erro

LAZER PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

RESUMO

O lazer é um direito constitucional dos brasileiros. As pessoas com deficiência foram um grupo que pode se deparar com barreiras arquitetônicas e atitudinais para o acesso ao lazer, por isso é relevante estudar compreensões que permeiam essa temática. A presente pesquisa investigou o entendimento sobre lazer para pessoa com deficiência de alunos de graduação em educação física de instituições públicas do estado de São Paulo. A pesquisa foi qualitativa. A amostra contou com 322 estudantes de graduação, de 9 campus de universidades do estado de São Paulo, cursando o último período do curso, que preencheram um questionário. A análise dos dados foi realizada com o programa Iramuteq, usando o método Reinert para análise dos corpus textuais. Os resultados demonstraram que o entendimento dos estudantes de graduação em educação física estão de acordo com a produção científica do contexto brasileiro. Como conclusão eles compreendem: (1) o lazer é o mesmo para pessoas com e sem deficiência; (2) lazer é uma possibilidade para a pessoa com deficiência; (3) lazer está relacionado ao prazer; (4) atividades devem ser compreendidas como lazer; (5) espaços de lazer devem ser adaptados para receberem a pessoa com deficiência de modo apropriado.

Palavras-chave:
Formação inicial; Deficiência; Lazer

Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790 - cep: 87020-900 - tel: 44 3011 4315 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revdef@uem.br