Acessibilidade / Reportar erro

DESENVOLVIMENTO TÉCNICO-TÁTICO: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE ESCALAS DE MEDIDA DE CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS NO ESPORTE

RESUMO

O objetivo desta pesquisa foi demonstrar as primeiras evidências de validade de duas escalas de favorecimento ao desenvolvimento de conteúdos pedagógicos no esporte infantojuvenil (desenvolvimento de habilidades motoras e estratégico-tático). Para tanto, foram estimadas suas estruturas internas, testadas suas estabilidades e avaliadas suas consistências internas. Uma amostra de 210 treinadores e professores de Educação Física de 20 a 75 anos, de ambos os sexos, respondeu às escalas referentes ao desenvolvimento de habilidades motoras e estratégico-tático, as quais apresentaram estruturas compostas por três fatores, com saturações significativas (Satf > 0,40) e explicando respectivamente 70,19% e 74,29% da variância total dos construtos. Os resultados relativos ao ajuste do modelo foram, de forma geral, satisfatórios (χ2/gl < 1,567; AGFI = 1,000; RMSEA < 0,052; CFI > 0,995). Os resultados do estudo de consistência interna (0,736 < α < 0,908 para os fatores; αHM = 0,869; αET = 0,921) asseguram a precisão das medidas e a confiabilidade de sua utilização aos objetivos a que se propõe. Os resultados respondem aos objetivos central e específicos da pesquisa e indicam a possibilidade da segura utilização das duas escalas.

Palavras-chave:
Estudo de validação; Pedagogia; Criança; Adolescente

Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790 - cep: 87020-900 - tel: 44 3011 4315 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revdef@uem.br