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EFEITO DE UMA INTERVENÇÃO COM JOGOS DIGITAS E WEBGAMES NA MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA EM ESCOLARES11 Godtsfriedt J. Webgames no mundo real com fins pedagógicos: uma intervenção pedagógica [ Tese de Doutorado em Ciências do Movimento Humano]. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano; 2021[acesso em21 fev 2022]. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.php/pos-graduacao/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas-a-partir-de-2018/ciencias-da-saude/doutorado-2/1389-webgames-no-mundo-real-com-fins-pedagogicos-uma-intervencao-pedagogica/file [Este presente artigo é parte desta tese, defendida em 22/10/2021].
http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.ph...

EFFECT OF AN INTERVENTION WITH DIGITAL GAMES AND WEBGAMES ON INTRINSIC MOTIVATION IN SCHOOLS

RESUMO

O objetivo deste estudo foi analisar o efeito de uma intervenção com jogos digitais associados aos webgames na motivação intrínseca de crianças de uma escola pública de Florianópolis, Santa Catarina. Participaram deste estudo de desenho de um estudo de intervenção pedagógica não randomizado, 50 estudantes (52% de meninas), com idade média de 6,7 (±0,54) anos. Duas turmas da escola foram transformadas em dois grupos de pesquisa: 1) grupo intervenção (vivência prévia de jogos digitais no computador e webgames durante as aulas de educação física); e 2) grupo controle (apenas vivência de webgame). O Inventário de Motivação Intrínseca foi o instrumento utilizado, e para comparação intra e intergrupos utilizou-se o método de Equações de Estimativas Generalizadas, adotando-se o nível de significância de 5%. Não foi identificado efeito isolado do grupo ou interação grupo vs momento, o que indica que o grupo submetido a intervenção não se diferiu do grupo controle ao longo do tempo em termos de motivação. Conclui-se que o tipo de intervenção pedagógica realizada não foi capaz de aumentar a motivação intrínseca do grupo intervenção, sugerindo a necessidade de adaptações na estrutura e estratégias da intervenção em um próximo estudo.

Palavras-chave:
Jogos de vídeo; Motivação; Educação Física e Treinamento

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