Acessibilidade / Reportar erro

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS NA OBRA DE INEZIL PENNA MARINHO

RESUMO

O presente estudo objetivou investigar as origens históricas da Filosofia da Educação Física e do Esporte no Brasil. Os escritos de Inezil Penna Marinho, ex-professor da Universidade do Brasil entre 1945 e 1984, foram os primeiros sobre esse conteúdo específico no Brasil. A coleta de dados resultou em seis categorias temáticas, nomeadamente “Comentários sobre Fragmentos Traduzidos”, “Filologia da Educação Física e Desporto”, “Jogos, Hedonismo e Transfiguração”, “Lazer e Axiologia”, “Filosofia da Educação Física Curricular” e “Metafísica do cérebro”. Marinho foi um filósofo eclético, fundacionalista e casuístico. Nos textos de Marinho, a Educação Física tem atributos éticos, axiológicos, estéticos, epistêmicos, psicanalíticos, educacionais, políticos e metafísicos. Adicionalmente, Marinho desenvolveu diálogos com autores do Aristotelismo, Platonismo, Renascimento, Iluminismo, Evolucionismo, Empirismo, Freudismo, Teoria Crítica, Hedonismo, Teologia Platônica, Estoicismo, Cartesianismo e Bergsonismo. Cinco questões clássicas apareceram em sua produção: a felicidade como demanda transcendental; natureza da correspondência entre linguagem e realidade; dualidade mente-corpo; conflito histórico entre liberdade e dominação; constituição do sujeito. Para Marinho, a ginástica parecia ter maior importância axiológica do que esportes, jogos e atividade física geral. Esse resultado mostra que a Filosofia da Educação Física e do Esporte no Brasil possui tradições próprias.

Palavras-chave:
História; Filosofia; Educação Física; Esportes; Brasil

Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790 - cep: 87020-900 - tel: 44 3011 4315 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revdef@uem.br