Open-access SENTADO OU EM PÉ: EFEITOS NA ATENÇÃO SUSTENTADA DE ALUNOS COM PRIVAÇÃO DE SONO

RESUMO

Introdução: Durante a privação de sono, a atenção sustentada é impactada pela pressão homeostática para dormir e pelo número de tarefas. Objetivo: Comparar os efeitos de 36 horas de privação de sono no desempenho psicomotor durante uma Condição de Tarefa Única (STC) vs Condição de Tarefa Dupla (DTC) em estudantes universitários. Método: Durante 36 horas de privação de sono, a Tarefa de Vigilância Psicomotora (PVT) foi aplicada em 13 universitários do sexo masculino, nas situações de CTS e CDT, sentados em uma cadeira ou em pé sobre uma plataforma de força, a cada 3 horas, totalizando 13 avaliações, de 08:00 do dia 1 até 20:00 do dia 2, em um estudo cruzado. Resultados: Houve efeito do tempo na CTS e na CDT em todos os 13 momentos de avaliação, em todas as variáveis analisadas, exceto Mean RT e Slowest 10% RT, para um p-valor de 0,05. Não foi encontrada diferença significativa nas variáveis do PVT na comparação entre as duas condições, apesar de tendência à significância, nos momentos de pressão homeostática de sono na tarefa (05:00 e 14:00 do dia 2). Conclusão: A privação do sono afetou negativamente o desempenho psicomotor dos participantes em ambas as condições, demonstrando piora da atenção sustentada, maior engajamento da postura em pé e revelando maior relaxamento da postura sentada.

Palavras-chave:
Privação de sono; Tarefa de vigilância psicomotora; Dupla tarefa; Desempenho; Postura

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