RESUMO
Os programas de formação de professores de educação física no Chile têm uma grande demanda por matrículas, e a profissão é reconhecida como uma das mais atrativas para os jovens. A proposta deste estudo é conhecer os motivos que levam jovens chilenos a escolherem o programa de formação de professores de educação física em uma universidade regional, na região de Maule, Chile. A pesquisa foi sequencial mista, pois se caracterizou por uma primeira etapa, onde foram coletados e analisados dados quantitativos, seguida de outra, onde os dados qualitativos foram coletados e interpretados. Na etapa quantitativa do estudo 146 alunos (54 mulheres e 89 homens) responderam a um questionário e na etapa qualitativa 6 alunos (3 homens e 3 mulheres) participaram de uma entrevista de grupo focal. A participação anterior em esportes, o interesse relacionado ao estilo de vida fisicamente ativo e o prazer de ensinar são mostrados nos resultados. Como conclusões, os alunos optam por se matricular em um programa de ensino de educação física motivados por experiências anteriores de esportes e atividades físicas, e o desejo de ensinar valores por meio do esporte..
Palavras-chave:
Educacao Física; Motivacão; Educação Superior