Acessibilidade / Reportar erro

Índice de massa gorda apresenta melhor desempenho no monitoramento do tratamento da obesidade em crianças pré-púberes Como citar este artigo: Pereira-da-Silva L, Pitta-Grós Dias M, Dionísio E, Virella D, Alves M, Diamantino C, et al. Fat mass index performs best in monitoring management of obesity in prepubertal children. J Pediatr (Rio J). 2016;92:421–6. ,☆☆ ☆☆ Estudo atrelado ao Laboratório de Nutrição, Hospital de Dona Estefânia, Centro Hospitalar de Lisboa Central, Lisboa, Portugal.

Resumo

Objetivo

O reconhecimento precoce e preciso do sucesso no tratamento da obesidade pode aumentar a adesão de crianças obesas e suas famílias a programas de intervenção. Este estudo observacional prospectivo visa a avaliar a capacidade e o tempo de detecção de uma redução significativa na adiposidade estimada pelo índice de massa corporal (IMC) no percentual de massa gorda (% MG) e no índice de massa gorda (IMG) durante o controle de peso em crianças obesas pré-púberes.

Métodos

Em uma coorte de 60 crianças obesas pré-púberes entre três e nove anos, incluídas em um programa ambulatorial de controle de peso, o IMC, o % MG e o IMG foram monitorados mensalmente e as duas últimas medições avaliadas foram feitas com pletismografia por deslocamento de ar. As medições resultantes foram redução de > 5% de cada indicador e atingir o tempo para tanto.

Resultados

A taxa de detecção do resultado foi de 33,3% (IC de 95% 25,9-41,6) com o uso de IMC, significativamente menor (p < 0,001) do que 63,3% com % MG (IC de 95% 50,6-74,8) ou 70,0% (IC de 95% 57,5-80,1) com IMG. O tempo médio para detectar o resultado foi de 71 dias com o IMG, menos do que 88 dias com %MG e semelhante a 70 dias com o IMC. A concordância entre o resultado detectado pelo IMG e pelo % MG foi elevada (kappa 0,701), porém muito baixa entre o sucesso detectado pelo IMC e pelo IMG (kappa 0,231) ou %MG (kappa 0,125).

Conclusões

O IMG atingiu a melhor combinação de capacidade e precocidade para identificar redução na adiposidade durante o monitoramento do controle de peso em crianças obesas pré-púberes.

Palavras-chave
Índice de massa corporal; Índice de massa gorda; Monitoramento; Percentual de massa gorda; Crianças pré-púberes; Obesidade

Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br