Open-access Efeito dos programas de intervenção no âmbito escolar para reduzir o tempo gasto em frente a telas: uma meta-análise

Resumos

OBJETIVO:  avaliar os efeitos das estratégias dos programas de intervenção sobre o tempo dedicado a atividades como assistir à televisão, jogar videogame e usar computador em escolares.

FONTE DOS DADOS:  foi realizada busca de estudos controlados randomizados, disponíveis nas bases de dados eletrônicas PubMed, Lilacs, Embase, Scopus, Web of Science e Cochrane Library, com os descritores: randomized controlled trial, intervention studies, sedentary lifestyle, screen time e school. Medida de sumário baseada na diferença das médias padronizadas foi usada com intervalo de confiança de 95%.

SÍNTESE DOS DADOS:  foram identificados 1.552 estudos, dos quais 16 foram incluídos na metaanálise. As intervenções nos estudos controlados randomizados (n = 8.785) apresentaram efeito significativo na redução do tempo em frente à tela, com diferença das médias padronizadas (efeito randômico): -0,25 (-0,37; -0,13), p < 0,01.

CONCLUSÃO:  as intervenções mostraram efeitos positivos na redução do tempo em frente à tela em escolares.

Criança; Adolescente; Saúde escolar; Estilo de vida sedentário


location_on
Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, CEP: 90480-000 , Tel.: (+55 51) 3108-3328 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped2@sbp.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro