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Aconselhamento em alimentação infantil: um estudo de intervenção

OBJETIVO: Avaliar a efetividade do Curso Integrado de Aconselhamento em Alimentação Infantil na transformação de conhecimentos, atitudes e práticas de pediatras e nutricionistas da rede municipal de saúde de São Paulo. MÉTODOS: Estudo de intervenção randomizado com 29 profissionais no grupo intervenção e 27 no grupo controle. Entrevistadores previamente capacitados coletaram dados dos profissionais nas unidades de saúde antes da intervenção e 2 meses após. Utilizaram-se três instrumentos para avaliar o perfil do profissional, seus conhecimentos e um roteiro de observação clínica. Para análise, utilizaram-se o teste de Kruskal-Wallis para amostras independentes e o método de Tukey. RESULTADOS: Quanto ao conhecimento, observou-se melhora no grupo intervenção (p < 0,001) para o conjunto das questões e para amamentação (p = 0,004); HIV e alimentação infantil (p = 0,049); alimentação complementar (p = 0,012); e aconselhamento em alimentação infantil (p = 0,004). Quanto ao desempenho, verificou-se que, após a intervenção, houve melhora significativa no grupo intervenção em anamnese alimentar (p < 0,001). CONCLUSÕES: Este curso foi efetivo em propiciar aumento de conhecimento e melhora de desempenho na anamnese alimentar, mas o mesmo não se obteve para habilidades de aconselhamento.

Nutrição infantil; pessoal de saúde; estudos de intervenção; efetividade; aleitamento materno


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