Acessibilidade / Reportar erro

Infecções oportunistas em pediatria: quando suspeitar e como abordar Como citar este artigo: de Moraes-Pinto MI, Ferrarini MA. Opportunistic infections in pediatrics: when to suspect and how to approach. J Pediatr (Rio J). 2020;96(S1):47-57.

Resumo

Objetivos

Descrever as características das infecções oportunistas em pediatria em seus aspectos clínicos, bem como a estratégia diagnóstica e o tratamento.

Fonte dos dados

Revisão de trabalhos de literatura de forma não sistemática na base de dados Pubmed.

Síntese dos dados

São apresentadas as infecções oportunistas causadas por micobactérias não tuberculosas, fungos, herpervírus e as infecções que acometem indivíduos em uso de imunobiológicos. Por se tratar de doenças graves e de evolução rápida, a suspeita diagnóstica deve ser precoce, associada à clínica do paciente e aos dados de história que apontam para infecções oportunistas. Sempre que possível, amostras de secreções, sangue e outros fluidos e de tecidos devem ser coletadas, com instituição precoce de terapia.

Conclusões

Apesar da melhoria do diagnóstico de infecções oportunistas nos últimos anos, elas ainda são um desafio para o pediatra pouco habituado a essas infecções. Ele deve fazer a suspeita e iniciar a condução do caso, mas recorrer a especialistas com prática no manejo dessas infecções de modo a propiciar um melhor desfecho para esses pacientes que ainda apresentam alta mortalidade.

Palavras-chave
Infecções por mycobacterium; Fungemia; Candidíanse; Herpeviridae imunobiológicos; Fator de necrose tumoral alfa

Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br